Com o auditório lotado, teve início na manhã de hoje, 04, a segunda edição da Feira de Internacionalização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com o tema: “Fortalecimento de Parcerias Institucionais: Internacionalização para a Integração Acadêmica, Científica e Social”, o evento acontece hoje e amanhã (04 e 05 de novembro), com uma programação bem diversificada.
O propósito da feira é promover um ambiente de diálogo e colaboração entre a Uern e instituições internacionais e nacionais, com o objetivo de apresentar resultados de acordos e convênios internacionais firmados com instituições parceiras, além de fortalecer essas parcerias, ampliar oportunidades de cooperação científica e cultural e incentivar a mobilidade acadêmica.
Durante a solenidade de abertura, a reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a importância de que a Universidade como um todo abrace a temática da internacionalização. “É um momento para reafirmarmos nosso compromisso como uma Universidade que ultrapassa fronteiras. A internacionalização é um vetor de crescimento para universidades públicas, pois promove conhecimento científico e a solidariedade entre os povos, e isso nos move e nos impulsiona”, disse.
Na oportunidade, a reitora falou sobre os avanços da Uern com a internacionalização e citou o exemplo do convênio Brasil-China para Mecanização da Agricultura Familiar como reflexo do poder da ciência e da educação.
O diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Uern, Pedro Adrião, comentou sobre a importância da Feira de Internacionalização. “É um momento muito especial para a nossa Instituição, porque nesse evento nós vamos discutir a internacionalização do Ensino Superior, do currículo, do fortalecimento das nossas parcerias e de que forma as nossas pró-reitorias podem contribuir também com o crescimento da internacionalização”, comentou.
A palestra de abertura, com o tema “Internacionalização para a integração: conectando saberes, pessoas e territórios”, foi proferida por Eliane Segati, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com moderação de Simone Cabral Marinho dos Santos, da Uern Pau dos Ferros. “Minha contribuição é trazer um olhar para a internacionalização como um instrumento de desenvolvimento de qualificação, de desenvolvimento social, econômico, de aproximação das pessoas. A internacionalização é muito poderosa para que a gente possa pensar nos desafios globais em nossos territórios”, declarou Eliane Segati.
A II Feira de Internacionalização reafirma o compromisso da Uern em conectar sua comunidade acadêmica ao cenário global, criando pontes para o conhecimento, a diversidade e a cooperação entre as nações.
Veja a programação completa do evento aqui, e os registros da abertura da feira aqui.
Fotos: Ênio Freire
