A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Profhistória) e da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), divulgou o Edital nº 001/2025, que convoca candidatos inscritos no processo seletivo do Doutorado Profissional em Ensino de História, na categoria de cotas para pretos(as), pardos(as) e indígenas, para a realização do procedimento de heteroidentificação e comprovação da condição declarada.
De acordo com o documento, os candidatos cotistas deverão comparecer no dia 29 de outubro de 2025, às 9h, na sala H4 do Departamento de Comunicação Social, no Campus Central da Uern, em Mossoró. O procedimento tem como finalidade confirmar, por meio de banca avaliadora, a autodeclaração feita durante a inscrição no processo seletivo. O edital reforça que a verificação é presencial e fundamentada exclusivamente no critério fenotípico, no caso de candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Já os candidatos indígenas devem apresentar documentação assinada por três lideranças indígenas, conforme o Anexo II.
Os convocados devem comparecer no local e horário determinados. O resultado da análise da banca de heteroidentificação será divulgado até o dia 7 de novembro de 2025 pelo programa.
O edital também estabelece que o não comparecimento à convocação acarretará eliminação do certame e perda do direito à vaga, além de anulação de eventual matrícula. Os candidatos poderão apresentar recurso administrativo contra o resultado da heteroidentificação, por meio do e-mail etnicoracial.diaad@uern.br, no prazo de até 48 horas após a divulgação do resultado.
Mais informações e eventuais dúvidas podem ser encaminhadas à Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad) pelo e-mail diaad@uern.br. O edital completo está disponível neste link.
