A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), promoverá entre os dias 10 e 14 de novembro, a XIII edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação ocorrerá de forma híbrida, com atividades online e presenciais em todos os campi.
Dentro da SCTI, ocorrerão paralelamente eventos importantes, como o XXI Salão de Iniciação Científica, o XIII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio e o II Salão de Iniciação Tecnológica.
O evento tem como tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e busca destacar a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas. O tema desta edição foca na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Neste ano, em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Educação e a UNESCO, o Brasil foi pioneiro ao incluir oficialmente a cultura oceânica no currículo escolar nacional, consolidando-se como líder global em educação para a sustentabilidade e para a ação climática.
A SCTI tem como objetivo compartilhar as pesquisas desenvolvidas na Instituição, com destaque especial para os projetos de Iniciação Científica. A programação contará com mesas-redondas, workshops e palestras que abordarão temas voltados para ciência, tecnologia e inovação.
As inscrições para participar da SCTI estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
A XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern está alinhada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento visa reunir pesquisadores, estudantes e a comunidade, buscando promover uma reflexão sobre a relação entre o ambiente marinho, as mudanças climáticas e os territórios.
