Com uma programação vasta, que envolve mesas-redondas, palestras, oficinas, momentos culturais e mostra audiovisual, a Uern deu início, na noite desta segunda-feira (20), à Semana de Jornalismo (Sejor).
O evento é realizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo do Curso de Jornalismo, em parceria com diversas empresas ligadas à Comunicação, e se estende até a próxima sexta (24).
Durante a abertura da Semana, que teve espaço no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a reitora da Uern, professora Cicília Maia, parabenizou os estudantes pela iniciativa de promover um evento com essa magnitude. “Vocês mostraram o protagonismo estudantil, com um evento feito para vocês e por vocês”, frisou a reitora.
O fato também foi destacado pelo professor Heitor Rezende, chefe do Departamento de Comunicação Social, que enalteceu o caráter orgânico da Semana de Jornalismo, mobilizando estudantes em diversas ações.
Por sua vez, o diretor da Fafic, professor Marcílio Falcão, ressaltou a relação íntima entre as Ciências Humanas e o Jornalismo. “É um campo que tem um papel gigante na construção da cidadania”, pontuou.
Após a solenidade de abertura, o evento teve continuidade com a mesa-redonda “Jornalismo em suas várias formas”, que teve como participantes as jornalistas Luiza Gurgel, Joyce Moura e Marthiene Keila.
As jornalistas compartilharam aspectos importantes de sua trajetória profissional e discutiram, junto aos participantes, desafios atrelados à profissão e as possibilidades que se apresentam em diferentes espaços de atuação.
Continuando ao longo da semana com uma ampla programação, o evento traz a proposta de promover discussões sobre o jornalismo no Nordeste, explorando as múltiplas formas de atuação e produção jornalística na contemporaneidade.
A Semana busca ainda incentivar os estudantes a participarem de congressos, prêmios e projetos de pesquisa na área da comunicação.
Mais informações podem ser acessadas no perfil do evento no Instagram.
