...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de seminário sobre autonomia universitária e pós-graduação na USP

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participa nesta terça-feira (7), do Seminário  “A Autonomia Universitária, a Pós-graduação e os Impactos da Universidade Pública Brasileira”, que acontece no Auditório da Universidade de São Paulo (USP), reunindo reitores, pró-reitores de universidades públicas, dirigentes de agências de fomento, representantes de associações acadêmicas e científicas nacionais, com o objetivo de refletir sobre os limites e alcances da autonomia universitária e seu impacto na pós-graduação, na pesquisa e na sociedade brasileira.

A programação conta com mesas temáticas. A reitora Cicília Maia participa da Mesa “A Mobilização Nacional pela Autonomia Universitária”. Ela participou do Ciclo Nacional de Seminários Autonomia Universitária – Fator de Desenvolvimento do País, realizado nas cinco regiões do país.

“Este é um momento muito importante para estarmos fortalecidos na luta do que diz respeito à educação como um todo e trazer a pós-graduação diante desse plano de fundo para a gente é muito importante, porque a gente quer um Brasil pode ser muito mais desenvolvido.  quando a gente olha para as nossas universidades. Estamos em um contexto muito estratégico para o fortalecimento da educação, com o Plano Nacional de Educação e com o Sistema Nacional de Educação em trâmite. Nesse contexto, estamos aqui sendo vozes desse Brasil”, afirmou a reitora.

O reitor da USP, Carlos Carlotti, ressaltou a importância da confiança da sociedade nas universidades. “Nós ganhamos essa autonomia porque estamos formando as pessoas, fazendo pesquisa, fazendo extensão de boa qualidade, por isso ganhamos o respeito da sociedade. Essa confiança precisa continuar existindo a autonomia garante a confiança que a socidade tem em nossas instituições. Autonomia também significa responsabilidade, nós somos responsáveis pelas nossas ações. Todo mundo precisa ser responsável”.

Além da Uern e da USP, participaram do Seminário as seguintes universidades estaduais: Unesp, Unicamp e Udesc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support