A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participa nesta terça-feira (7), do Seminário “A Autonomia Universitária, a Pós-graduação e os Impactos da Universidade Pública Brasileira”, que acontece no Auditório da Universidade de São Paulo (USP), reunindo reitores, pró-reitores de universidades públicas, dirigentes de agências de fomento, representantes de associações acadêmicas e científicas nacionais, com o objetivo de refletir sobre os limites e alcances da autonomia universitária e seu impacto na pós-graduação, na pesquisa e na sociedade brasileira.
A programação conta com mesas temáticas. A reitora Cicília Maia participa da Mesa “A Mobilização Nacional pela Autonomia Universitária”. Ela participou do Ciclo Nacional de Seminários Autonomia Universitária – Fator de Desenvolvimento do País, realizado nas cinco regiões do país.
“Este é um momento muito importante para estarmos fortalecidos na luta do que diz respeito à educação como um todo e trazer a pós-graduação diante desse plano de fundo para a gente é muito importante, porque a gente quer um Brasil pode ser muito mais desenvolvido. quando a gente olha para as nossas universidades. Estamos em um contexto muito estratégico para o fortalecimento da educação, com o Plano Nacional de Educação e com o Sistema Nacional de Educação em trâmite. Nesse contexto, estamos aqui sendo vozes desse Brasil”, afirmou a reitora.
O reitor da USP, Carlos Carlotti, ressaltou a importância da confiança da sociedade nas universidades. “Nós ganhamos essa autonomia porque estamos formando as pessoas, fazendo pesquisa, fazendo extensão de boa qualidade, por isso ganhamos o respeito da sociedade. Essa confiança precisa continuar existindo a autonomia garante a confiança que a socidade tem em nossas instituições. Autonomia também significa responsabilidade, nós somos responsáveis pelas nossas ações. Todo mundo precisa ser responsável”.
Além da Uern e da USP, participaram do Seminário as seguintes universidades estaduais: Unesp, Unicamp e Udesc.
