...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza neste sábado mutirão de rastreamento contra o câncer no colo do útero

Prevenção e cuidado com a saúde da mulher são o foco de uma ação que acontecerá neste sábado, 30, a partir das 8h, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern). Trata-se de um mutirão de rastreamento contra o câncer de colo de útero. 

Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres jovens de até 36 anos. É uma doença grave, mas 100% evitável e curável quando detectada cedo. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de  incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.  

Pensando em promover a prevenção, esse mutirão atenderá 26 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Serão realizados os exames papanicolau, teste de DNA-HPV e Colposcopia.

Participarão do mutirão professores e estudantes, juntamente com a Residência Médica e com o internado em ginecologia e obstetrícia da Uern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support