Prevenção e cuidado com a saúde da mulher são o foco de uma ação que acontecerá neste sábado, 30, a partir das 8h, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern). Trata-se de um mutirão de rastreamento contra o câncer de colo de útero.
Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres jovens de até 36 anos. É uma doença grave, mas 100% evitável e curável quando detectada cedo. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Pensando em promover a prevenção, esse mutirão atenderá 26 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Serão realizados os exames papanicolau, teste de DNA-HPV e Colposcopia.
Participarão do mutirão professores e estudantes, juntamente com a Residência Médica e com o internado em ginecologia e obstetrícia da Uern.