Começou a segunda edição do Simpósio de Estágios da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). “Estágio no mundo digital: Aprendizagem colaborativa para a formação profissional” foi o tema abordado pelo professor Dr. Thiago Emmanuel Araújo Severo na conferência de abertura transmitida agora há pouco no canal Uern Oficial no YouTube.
O docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é coordenador do Laboratório de Popularização das Ciências e do projeto de extensão Ciências na Cidade. É também gerente do periódico Revista Cadernos de Estágio.
Na sua fala inicial, o palestrante ressaltou que os estágios são uma etapa na trajetória de formação em que o estudante escolheu estar.
“E é ali que você vai atuar profissionalmente, mesmo que não se tenha nenhum vínculo formal, mesmo que não se tenha nenhum vínculo empregatício, mas é ali que você vai atuar pela primeira vez. Então, o estágio é uma coroação, uma trajetória formativa, que simboliza esse espaço-tempo de construção da identidade”, comentou.
Você pode assistir ao evento na íntegra clicando AQUI.
Na abertura da conferência, a reitora Cicília Maia deu as boas vindas a professores(as), estudantes e técnicos(as).
“O estágio não é apenas uma etapa obrigatória, ele é um processo de descoberta, ele é um processo de maturidade acadêmica e principalmente de fortalecer a identidade profissional de cada estudante”, destacou.
A segunda coordenadora geral do Diretório Central das Estudantes e dos Estudantes (DCE) da Uern, Gizelly Bárbara agradeceu à Universidade por realizar “um momento como esse em que nós conseguimos expressar as nossas experiências dentro da sala de aula, dentro do nosso cotidiano, do que nós vivemos, do que nós experimentamos. E é essa oportunidade que a universidade nos dá de estar no chão da escola, antes de sermos profissionais formados. A universidade nos proporciona esse momento de estágio para que a gente chegue lá, para que a gente possa conhecer, vivenciar e ver como é, para quando chegar na prática, na íntegra, nós já temos a nossa experiência”.
A professora Sirleyde Dias, chefe do Departamento de Estágios Obrigatórios (DEO), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), reforça que é no estágio onde o estudante vai aplicar os conhecimentos teóricos, desenvolver as competências essenciais, expandir contato com a rede de profissionais, o que vai facilitar sua transição para o mercado de trabalho, podendo, então, levar à efetivação e a construção de uma carreira sólida.
Representando o Fórum de Chefes de Departamento, a professora Suamy Soares opina que o estágio é o momento em que teoria e prática se entrelaçam, “permitindo que nossas e nossos estudantes compreendam na concretude do cotidiano, desafios, as contradições, também as potências das condições que cada um escolheu. Mais do que um requisito curricular, o estágio é um espaço privilegiado de aprendizagem, de amadurecimento e de construção de identidade profissional”.
O professor Rafael Soares, representando o Fórum de Diretores, reforçou a importância do estágio na formação discente.
“Seja ele obrigatório ou não obrigatório, é extremamente representativo, não apenas para a vida acadêmica do discente, mas também para a universidade e para os territórios onde esses estágios são desenvolvidos”, comentou.
Nestor Duarte, pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), considera o estágio uma prática extremamente relevante para a formação dos(as) estudantes.
O professor Rommel Wladimir, pró-reitor adjunto da Proeg, destacou que o número superior de mil inscrições e de centenas de trabalhos submetidos “mostram a grandeza desse evento e o quão importante ele é para a nossa comunidade. Desejo a todos um ótimo simpósio e que os trabalhos sejam bastante interessantes para todos”.
Simpósio de Estágios
O objetivo do evento, cujo tema é “Vivências e práticas de aprendizagem no estágio”, é promover o compartilhamento de experiências inovadoras de desenvolvimento dos estágios no âmbito da Uern, ofertar formação continuada para os(as) docentes coordenadores(as) e supervisores(as) de estágio, fomentar a elaboração de estratégias de qualificação dos estágios no âmbito dos departamentos acadêmicos e reconhecer as “Boas Práticas aplicadas nos Estágios”.
A programação segue nesta quarta-feira, 27, com apresentação dos relatos de experiência e das Boas Práticas no Estágios, e na quinta-feira, 28, com a realização de mesas redondas com temáticas relativas aos estágios obrigatórios e não-obrigatórios.
Realiza o evento o Departamento de Estágios Obrigatórios (DEO) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).