Mossoró e região contam agora com mais um importante serviço no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Através da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Governo do Estado do RN, foi inaugurado na manhã de hoje, 20, o Centro de Parto Normal e a UTI neonatal.
Esse é um avanço dentro do planejamento que o hospital vem cumprindo, pois inicia os serviços de obstetrícia na unidade. A nova estrutura conta com 10 leitos neonatais, sendo cinco de UTI e cinco de cuidados intermediários; o centro de parto normal, com seis suítes PPPs (pré-parto, parto e pós-parto imediato); sala de parto normal para gestações de alto risco, 12 leitos de alojamento conjunto (para o binômio bebê e puérpera); 12 leitos para gestantes de alto risco e sala cirúrgica para as cesarianas necessárias, além de uma equipe especializada. Recentemente, foram convocados 147 profissionais, totalizando mais de 400 servidores atuando no Hospital, entre efetivos e temporários.
A solenidade, que contou com a presença de autoridades, servidores, imprensa e a sociedade em geral, foi marcada por muita emoção. Por sugestão da própria equipe do Hospital, a Sala de Parto deverá se chamar Parteira Luzia Mercês do Amaral, uma homenagem ao trabalho realizado ao longo de décadas pela mãe da governadora do RN. “Agradeço ao gesto tão amoroso de homenagear D. Luzia, minha mãe. Uma mulher simples e corajosa, que trouxe muitas crianças ao mundo, com muita fé e amor”, agradeceu Fátima Bezerra. O projeto de lei que define o nome da sala é de autoria da Deputada Isolda Dantas, e já está em tramitação.
Em sua fala, a governadora reforçou que a abertura desse serviço consolida o Hospital da Mulher como referência no atendimento materno-infantil na região. O prefeito de Areia Branca, Sousa Neto, representou os demais municípios atendidos pela unidade. “Isso aqui é um gesto concreto da interiorização da saúde pública na nossa região. A gente se realiza com ações como essa. Muito obrigado,Governadora. As mulheres e as crianças vão reconhecer esse gesto”, disse.
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta, destacou todo o empenho do Governo em viabilizar o funcionamento completo do Hospital. “Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos fazer essa estrutura, com essa equipe grandiosa”. A diretora do Hospital da Mulher, Elenimar Costa, reforçou que a inauguração do centro obstétrico é um momento marcante. “Significa um avanço muito grande. A gente hoje praticamente entrega a totalidade do hospital, com a nossa cereja do bolo que é o serviço obstétrico e neonatal. Então é uma alegria muito grande”, disse.
A reitora da Uern, Cicília Maia, marcou presença na solenidade. Ela falou da importância de mais esse serviço que será ofertado. “Nossa universidade atua desde a concepção desse importante equipamento de saúde. Então o dia de hoje é muito especial, pois essa unidade obstétrica era muito esperada pela população”, disse a reitora, reforçando que os estudantes da Uern contribuem com esse trabalho, através da parceria firmada entre a universidade e o hospital.
O atendimento humanizado, que se preocupa com o bem-estar da paciente, é marca registrada da unidade. A Governadora Fátima considera esse um momento histórico. “São passos que estão sendo dados para celebramos um hospital que cresce, se moderniza e se humaniza. Isso significa cuidar das pessoas”, disse a governadora, destacando que o Hospital da Mulher é o maior equipamento materno-infantil do Brasil.
Fotos: Ênio Freire.