Os estudantes João Felix, Kauan Matheus, Pedro Henrique e Vitor Breno, do curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros, tiveram destaque no Conexão ODS, durante o “Desafio e Inovação com Impacto – Instituto Riachuelo”. O evento ocorreu na segunda semana de agosto, no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal (RN).
O desafio reuniu 40 participantes, organizados em grupos de 4 a 5 pessoas, para desenvolver soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A equipe da Uern Pau dos Ferros apresentou o projeto “Alma Nordestina”, que propõe transformar resíduos descartados em fertilizantes orgânicos de alta qualidade, com produção 100% local e ações voltadas à conscientização de produtores rurais.
Como projeto destaque, a equipe recebeu R$ 10 mil e acompanhamento para incubação da iniciativa, fortalecendo o protagonismo jovem e incentivando soluções inovadoras e sustentáveis para o Semiárido.
O Conexão ODS 2025 é o maior evento de sustentabilidade corporativa do Nordeste, promovido pela Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade. Além da equipe de Assú, a Uern participou em peso da programação, representada pela diretora da Agência UERN Inova e representante titular da UERN no Comitê Estadual de Impacto Social (CENIS), Priscilla Felipe; técnico da Uern Natal e representante suplente no CENIS; Ricardo Trigueiro, e estudantes do curso de História do campus de Assú.
Para Priscilla Felipe, a presença da Uern no Conexão ODS 2025 representa mais do que uma participação institucional — é a expressão do compromisso da Universidade com a transformação social e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.
“Ao reunir gestores, professores e estudantes de diferentes campi, a Uern, ao lado de lideranças, organizações e movimentos sociais, reforça o papel da universidade pública como agente de mudança, capaz de gerar conhecimento, formar cidadãos críticos e mobilizar ações concretas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada aluno presente e cada troca simbolizam a esperança e a potência de um projeto coletivo de sociedade no qual a Uern se insere com protagonismo, sensibilidade e responsabilidade”, frisa.