...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ciclo formativo do PIBID/Uern debate direito a educação

O direito a educação foi o tema de mais uma etapa do Ciclo Formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A professora Larissa Ferreira do Departamento de Geografia do Campus de Pau dos Ferros e coordenadora de área gestão e processos educacionais do PIBID foi a mediadora da mesa e organizou o evento.

Na abertura dos trabalhos, ela destacou a importância da educação. “A educação é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988 e por diversos tratados internacionais que o Brasil é signatário, mas persistem desafios a garantia desse direito como as desigualdades regionais, precarização do ensino e ausência de formação continuada dos professores”, explicou.

O vice-reitor Chico Dantas deu boas-vindas aos presentes ao evento. “Estou muito feliz em participar da abertura dessa formação dedicada ao direito a educação”, disse. “O direito a educação é resultado de lutas e mobilizações de diferentes gerações por uma sociedade mais justa e inclusiva”, complementou.

Chico lembrou ainda do papel fundamental da Uern na formação de professores e por levar a educação superior a áreas mais afastadas. Ele ainda lembrou da importância do PIBID na formação de professores. “O PIBID é um exemplo da aproximação entre a educação superior e a educação básica”, frisou.

A coordenadora institucional do PIBID//Uern Maíra Emelly disse que o direito a educação é um ato de resistência. “Discutir o direito a educação não se resume a discutir o acesso a escola. Envolve a permanência e o fazer da escola”, frisou.

O debate sobre o direito a educação foi conduzido pela pró-reitora de ensino de graduação Fernanda Abreu e a professora Eliene Maia da Prefeitura de Pau dos Ferros e da Rede Estadual de Ensino.

Fernanda Abreu fez um resgate do papel da educação nas constituições anteriores e defendeu a educação inclusiva e de qualidade destacando a promoção da diversidade, igualdade de oportunidades e compromisso com a formação cidadã.

A pró-reitora lembrou que a educação é um direito recente que nem sempre foi reconhecido em constituições anteriores. “Educação é um direito que está em normas e tratados internacionais. É um direito recente, mas é acima de tudo uma demanda da realidade”, frisou.

Ela destacou o papel do PIBID. “O direito a educação não pode se dissociar do PIBID”, frisou.

Já a professora Eliene Maia discutiu as políticas públicas como instrumento para a garantir o direito a educação. “As políticas públicas se materializam a partir de planos, de programas e ações voltadas para a melhoria de um grupo social, geralmente aqueles que estão em vulnerabilidade social”, destacou.

Ela citou uma série de políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes nas escolas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Fundo de Manutenção da Educação Básica (FUNDEB).

“Faço um apelo para que cada um de nós possa proporcionar, contribuir e cobrar o direito de uma educação de qualidade”, concluiu.

O próximo encontro do ciclo formativo do PIBID será no dia 4 de novembro com o tema “Gestão Democrática”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support