A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início ao semestre 2025.2 com uma programação especial no Campus de Natal, nesta segunda-feira (4). A agenda foi marcada por momentos de acolhimento, homenagens e integração entre os diferentes setores da comunidade acadêmica, com o objetivo de consolidar uma cultura institucional de celebração do recomeço e fortalecimento dos vínculos entre estudantes, docentes, técnicos e gestão.
Logo no início da tarde, foi inaugurada a Galeria de Diretores, localizada no segundo andar do prédio sede, homenageando os(as) docentes que estiveram à frente da direção do campus ao longo das últimas duas décadas. A iniciativa, segundo a diretora Patrícia Moreira, já era um desejo antigo da unidade. “A galeria é mais do que um gesto de reconhecimento: é um marco permanente da história construída a muitas mãos. E um convite à comunidade acadêmica para seguir construindo, com memória e propósito, o futuro desta universidade em Natal”, afirmou.
Em seguida, foi realizada a reunião presencial do Consad (Conselho Administrativo), que reuniu servidores e gestores da unidade para tratar de temas estratégicos para o semestre. A diretora destacou que a realização do Consad de forma presencial passará a ser uma prática permanente. “A gente aprovou isso coletivamente. É importante que todos participem, contribuam, e que a gestão caminhe de forma integrada com os departamentos e setores do campus”, conclamou.
Já no início da noite, o auditório do prédio sede foi ocupado por estudantes de diversos cursos para o Samba – Seminário de Ambientação Acadêmica, voltado especialmente aos calouros. A programação contou com a participação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Ouvidoria Geral da Uern e da Agência Inova.
A professora Rafaela Medeiros, da assessoria da Prae, deu as boas-vindas aos ingressantes e apresentou os principais programas estudantis da universidade. “Trouxemos informações sobre os nossos editais de estágio não obrigatório, ações de diversidade, moradia universitária, o novo auxílio para aula de campo e outros auxílios. A ideia é que todos conheçam seus direitos e saibam como acessar os apoios que a universidade oferece”, explicou.
A ouvidora-geral da Uern, Carmem Sousa, também participou do momento e falou sobre a importância de divulgar os canais de escuta institucional. “A ouvidoria é um espaço de escuta ativa. Muitas vezes o aluno chega com dúvidas que parecem simples para quem já está aqui há muito tempo, mas que para ele são obstáculos reais. A ouvidoria existe para acolher essas dúvidas e orientar. Aqui no Campus Natal, a servidora Andreia é quem realiza o atendimento presencial”, pontuou. Ela também apresentou canais como o FalaBR e o e-SIC, utilizados pela Rede Estadual de Ouvidorias e acessíveis aos estudantes da Uern.
O encerramento da programação ficou por conta da aula inaugural, conduzida pelo professor Rafael Demetrios, chefe do setor de Negócios e Projetos da Agência Inova Uern. Em vez de uma palestra tradicional, Rafael propôs uma atividade interativa e inovadora no estilo de “sala de aula invertida”. “Hoje os alunos vão criar uma série da Netflix sobre a vida universitária deles. Em apenas 25 minutos, vão trabalhar inovação, empreendedorismo, marketing e trabalho em equipe. É um painel colaborativo para imaginar a Uern que eles querem construir nos próximos anos”, explicou.
A diretora Patrícia Moreira ressaltou que a escolha por realizar duas aulas inaugurais — uma noturna e outra matutina, marcada para quarta-feira (6) com a participação da diretora da Agência Inova, Priscila Souza — faz parte da proposta de ampliar o envolvimento dos cursos. “Queremos criar uma cultura de aula inaugural no campus, com temas que interessem a todos e promovam integração entre os cursos. Com cinco cursos em funcionamento, temos essa possibilidade de nos reunir, de inspirar e de construir relações cada vez mais sólidas.”
Com essa programação, a Uern Natal reforça seu compromisso com a escuta, a participação e o fortalecimento da identidade institucional, celebrando o início de mais um ciclo letivo com acolhimento, diálogo e visão de futuro