...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realizará ações do Julho das Pretas em comunidades quilombolas do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará uma programação alusiva ao Julho das Pretas, com ações que promovem debates e reflexão em comunidades do RN. Esta será a quarta edição do evento, desta vez atuando coletivamente com visitas às comunidades quilombolas e instituições públicas.

O Julho das Pretas é um movimento que busca destacar as conquistas e protagonismo de mulheres negras, reconhecendo a resistência e a força ancestral, com atividades que fortalecem o coletivo dessas mulheres em diversas esferas da sociedade.

O mês de julho é dedicado à luta das mulheres negras, com ponto ápice no Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, em 25 de julho. A data é um marco por seus direitos e visibilidade.

As atividades do Julho das Pretas terão início a partir do dia 21 de julho, às 15h, com visita à Comunidade Quilombola Bela Vista Piató (Assú/RN), reconhecendo a história, cultura e origem do grupo para a academia e sociedade.

A programação seguirá no dia 23 de julho, às 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barrocas (Mossoró/RN), e no dia seguinte, 24, às 8h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. Finalizando no dia 25 de julho, às 14h, na Comunidade Quilombola Picadas (Ipanguaçu/RN).

Segundo Eliane Anselmo, professora e titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), “o objetivo é promover debates e reflexão sobre temas como reparação histórica, racismo, sexismo e a busca por um projeto de sociedade que valorize o bem viver da mulher negra”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support