...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern aprova Programa Uern Jovem durante reunião do Consepe

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovou, na 5ª Reunião Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada em 2 de julho de 2025 por videoconferência, a criação do Programa Uern Jovem. A proposta, voltada à aproximação da universidade com estudantes do ensino médio da rede pública, foi aprovada por unanimidade e recebeu elogios de diversos conselheiros durante a sessão.

O programa tem como objetivo promover atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, criativo e científico de jovens potiguares. A iniciativa será executada por meio de oficinas, feiras, experimentações científicas e parcerias com as Diretorias Regionais de Educação e outras instituições.

A titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), professora Ellany Gurgel, destacou que a proposta amplia o alcance da universidade junto à juventude potiguar. “O nosso olhar sobre o programa é o de ampliar as oportunidades educacionais para esses jovens, que hoje estão no ensino médio. É um grupo muito importante para a nossa universidade, de quem a gente pode estar se aproximando cada vez mais”, disse.

Para o conselheiro Jean Mac Cole, representante da Faculdade de Educação (FE), o projeto fortalece a missão institucional da Uern ao estreitar vínculos com a educação básica: “Me anima muito a perspectiva do projeto. A gente tem caminhado muito para construir a excelência acadêmica nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, e isso aí precisa ter uma relação direta com a escola pública.”

“Quero apresentar nossa gratidão pela soma e pelo diálogo que permitiram esse projeto, que surgiu de maneira conjunta,” disse a titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professora Fernanda Abreu, que reforçou que o programa é fruto de construção coletiva, mencionando a parceria com a Propeg e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Já o professor Esdras Marchezan, titular da Proex, relacionou a aprovação ao planejamento da atual gestão: “É o cumprimento de mais uma meta de gestão. O programa dá continuidade a um trabalho belíssimo que a Propeg tem feito por meio da Agência Uern Inova.”

A proposta relatada pelo professor José Egberto Mesquita Pinto Júnior também contou com uma emenda aditiva do conselheiro Akailson Lenon Soares da Silva, que foi acolhida pelo Conselho. A emenda propõe a priorização, ainda que não exclusiva, de estudantes que se destacarem em feiras escolares de ciências promovidas pelas DIRECs. Para o relator, trata-se de uma medida meritória que “valoriza talentos regionais, reconhece trajetórias escolares promissoras e amplia o alcance social do programa.”

Com parecer jurídico favorável e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Uern, a resolução foi aprovada sem ressalvas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support