O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) aprovou nesta terça-feira, 1º, a concessão dos títulos honoríficos, os quais serão concedidos durante a Assembleia Universitária em comemoração aos 57 anos da Uern, em setembro. Na ocasião, foram escolhidos os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo.
O Diploma de Mérito Administrativo foi para a servidora Marileide Costa Cruz do Couto (Progep). Nascida em 19 de setembro de 1959, em Mossoró, Marileide Costa é um verdadeiro patrimônio vivo da Uern. Sua história com a Universidade, iniciou em 1º de agosto de 1976, quando ingressou como Datilógrafa na Faculdade de Educação. Desde então, Marileide (carinhosamente chamada de Mamá) construiu uma trajetória marcada pela paixão e compromisso pela Instituição.
Ao longo de sua trajetória, ocupou funções importantes que demonstram sua competência e dedicação, como as Secretarias do DAE (1991) e do Departamento de Recursos Humanos (1993); Chefe dos Setores de Assistência ao Servidor (1995) e de Legislação, Encargos Sociais e Trabalhistas (1997); e foi Membro da Comissão que elaborou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Técnicos Administrativos (1998).
Para o título de Professor Emérito, a escolhida pelo Conselho foi a professora Francisca Glaudionora da Silveira. Graduada em Pedagogia pela Uern, especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos também pela Uern e em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora Glaudionora construiu uma carreira sólida e inspiradora, dedicada à formação docente e ao fortalecimento da universidade pública como espaço de emancipação.
Ingressou como docente na Uern em 1987, no Departamento de Educação da Faculdade de Educação. Durante sua jornada, contribuiu decisivamente para a formação de gerações de educadores, muitos dos quais hoje atuam na educação básica, no ensino superior e em outras instituições da região Nordeste, incluindo a própria Uern.
Já o título de Professor Honoris Causa foi para o historiador Geraldo Maia. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRN, sua trajetória profissional iniciou-se na Petrobras em 1982. Paralelamente à sua carreira na Petrobras, Geraldo Maia construiu uma sólida trajetória como escritor, historiador e pesquisador, com ênfase na história do cangaço e na memória da cidade de Mossoró.
Publicou diversas obras que resgatam e valorizam a cultura nordestina. É membro ativo de instituições como o Instituto Histórico e Geográfico do RN, o Instituto Cultural do Oeste Potiguar, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, a Academia Apodiense de Letras, a Academia Mossoroense de Letras, entre outras. Sua presença nessas entidades fortalece o diálogo entre tradição, pesquisa e participação social.
O título de Doutor Honoris Causa foi para a Maurizélia de Brito, Zelinha (como prefere ser chamada). Dedicou 30 dos seus quase 60 anos de vida ao Atol das Rocas 30. É servidora de carreira do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade e foi nomeada ao cargo de subchefe da Reserva Biológica Atol das Rocas em 1991 e chefe em 1993, cargo que ocupa até hoje.
Zelinha é considerada uma referência mundial no que se trata de conservação de áreas marinhas no Brasil. Reconhecida, respeitada pelos seus colegas, por instituições de ensino e pesquisa, órgãos ambientais federais, estaduais e municipais e organizações não governamentais.
A reitoria Cicília Maia parabenizou aos servidores homenageados, bem como os demais indicados aos títulos honoríficos. “Todos que foram indicados são pessoas valorosas na construção da nossa Universidade”, declarou.
Confira abaixo os homenageados com os títulos honoríficos:
Doutor Honoris Causa: Maurizélia de brito silva, Zelinha
Professor Honoris Causa: Geraldo Maia
Professor Emérito: Glaudionora da Silveira
Diploma de Mérito Administrativo: Marileide Costa
MEDALHA DA ABOLIÇÃO
Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2025, que terá como tema “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta”. Serão agraciados o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi.
A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.