Dois jovens atletas do Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CRP-Uern) brilharam no Meeting Escolar Paralímpico de Natação, realizado no último dia 29 de junho, em Natal (RN). Kauan Lucas Diógenes Veríssimo e Jonatas Giliarde Ferreira de Melo conquistaram diversas medalhas e mostraram o talento da delegação potiguar na competição regional.
Na categoria S6 (11 anos – A), Kauan Lucas, que é deficiente físico, subiu ao pódio três vezes, conquistando o primeiro lugar (medalha de ouro) nas provas de 100 metros livre, 50 metros livre e 50 metros costas.
Também deficiente físico, o atleta Jonatas Giliarde, da categoria S9 (11 anos – A), obteve quatro medalhas: ouro nos 100 metros livre, 50 metros livre e 100 metros peito; e prata nos 50 metros peito.
A participação no evento foi destacada pela professora Dra. Maria Irany Knackfuss, coordenadora técnica do CRP-Uern. “Esse Meeting Paralímpico Escolar é uma atividade realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele acontece no contexto escolar, envolvendo crianças com deficiência das redes municipais, estaduais e privadas. O objetivo é realizar uma seletiva para a etapa nacional, que acontece em São Paulo, em novembro”, explicou.
Segundo a coordenadora, as seletivas ocorrem em várias capitais do país e apenas os atletas que atingem os tempos de referência em cada prova são selecionados para a etapa nacional. “No nosso caso, é a primeira vez que estamos encaminhando dois alunos com deficiência física, o Kauan e o Jonatas. Eles se classificaram em categorias diferentes, de acordo com o tipo de deficiência, e se saíram muito bem, conquistando medalhas de ouro e prata”, destacou.
Maria Irany também reforçou a importância da estreia do CRP-Uern na competição: “Essa é a primeira vez que o nosso Centro de Referência Paralímpico participa do evento, e esperamos que isso seja um estímulo para outras crianças que estão nesse contexto”.
O desempenho dos atletas é um importante passo rumo à fase nacional do Meeting Escolar Paralímpico e representa mais um avanço do CRP-Uern como referência no apoio ao paradesporto escolar.
Foto: Cedida