Através de uma parceria com o Governo do RN, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, está recebendo uma ação histórica. Trata-se da Operação Sorriso, uma das maiores organizações humanitárias de cirurgia do mundo, que atenderá famílias de diversos municípios potiguares a partir de hoje, 26, até o dia 31 de maio.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), prezando por seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento da comunidade, participa da Operação de forma significativa. “Nos enche de orgulho poder colocar a Uern à disposição dessa missão humanitária, trazendo os nossos estudantes, trazendo os nossos docentes e técnicos para essa participação. Tenho certeza que nós mudaremos sorrisos com essa operação”, comentou a reitora da Uern, Cicília Maia.
O intuito da operação, que está em sua oitava edição, é transformar a vida de crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina, através de cirurgias gratuitas e assistência humanitária.

Além disso, este ano acontece a primeira edição do programa “Mulheres na medicina”, que reunirá mais de 50 profissionais, todas mulheres, as quais irão atuar diretamente na Operação Sorriso. Essa ação tem um significado simbólico, pois permite ampliar a rede de apoio para mulheres profissionais da saúde no Brasil e no mundo. “A ideia é a gente estimular, demonstrar a potência que tem as profissionais médicas, as profissionais da área de saúde dentro da área e estimular jovens a quererem seguir esse caminho”, disse a diretora executiva da Operação Sorriso no Brasil, Cristina Murachco.
Também é a primeira vez que o Hospital da Mulher recebe a Operação Sorriso. “Para nós é uma honra, um orgulho muito grande abrir as portas do Hospital da Mulher para essa operação que tem um sentido humanitário tão importante. Que tem um impacto tão grande na vida das pessoas”, disse a diretora da unidade, Elenimar Costa.
A expectativa é de que, durante toda essa semana, cerca de 50 cirurgias possam ser realizadas através da Operação Sorriso.
Uern tem participação significativa
São cerca de 90 estudantes da Uern, dos cursos de medicina, enfermagem, serviço social e odontologia, além de intérpretes, atuando voluntariamente na Operação Sorriso. A diretora de gestão hospitalar da unidade, Renata Morais, comenta sobre a importância dessa parceria. “A Uern está sendo uma grande parceira no quesito voluntariado e observadores externos por parte dos alunos e docentes da nossa instituição. Esses alunos estão atuando dentro das salas de triagem e também dentro do centro cirúrgico, além do atendimento no Albergue, no pré e pós-operatório desses pacientes”.

A experiência de quem participa da Operação Sorriso como voluntário é única. Isabelle Bezerra e Brunna Almeida são alunas do 5° período de medicina da Uern, e estão muito felizes em poder participar da ação.
“É minha primeira vez e eu acho que está sendo muito empolgante ver toda essa movimentação, toda a motivação, tanto dos médicos quanto dos voluntários, todo mundo engajado na operação”, disse Isabelle. Brunna afirma querer contribuir e fazer a diferença dessas pessoas, de alguma forma. “O que me motivou foi a característica filantrópica da operação e realmente fazer a diferença na vida de uma criancinha, de uma pessoa mais adulta, e conseguir talvez trazer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, comentou.
Operação transforma a vida de famílias
Muitos pacientes vieram de outros municípios até Mossoró para participar da Operação Sorriso. Foi o caso de Girlândia Lopo, que veio de Messias Targino com sua filha Maria Ísis para fazer o acompanhamento periódico pós-cirúrgico. Ela comentou sobre o atendimento que receberam de toda a equipe. “O atendimento é 100%. Tem o que a gente precisa, o que o paciente precisa, eles oferecem tudo. E mudou 100% a vida da gente, porque auto-estima é tudo”, disse, se referindo à cirurgia que sua filha fez em 2016, por meio da Operação Sorriso.
Joseana Lima compartilha da mesma opinião. Ela e sua filha, Lívia Esther, vieram de Apodi também para fazer o acompanhamento periódico. Joseana comentou sobre a diferença que a Operação Sorriso fez na vida de sua filha. “Mudou muita coisa, porque antigamente ela não falava, e agora ela já tá falando. Não tudo, mas fala. Graças a Deus e à equipe, que é maravilhosa”.