...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Blitz educativa marca o início da Campanha Maio Amarelo na Uern

No mês de maio são intensificadas as ações de conscientização para um trânsito seguro, através da campanha Maio Amarelo. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), as ações referentes a essa campanha tiveram início hoje, 06, com a realização de uma blitz educativa na entrada do Campus Mossoró. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Sest/Senat.

Motoristas receberam orientações para um trânsito mais seguro.

Quem chegava ao Campus, era recebido com uma mensagem alertando para a preservação de vidas no trânsito e com a distribuição de panfletos e adesivos. O tema da campanha este ano é Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. “A segurança viária é responsabilidade de todos nós. Porque, por mais que você tenha uma via segura, é o comportamento das pessoas que vai influenciar a vida no trânsito. Por isso a importância da gente estar envolvendo nossos alunos, servidores, terceirizados e a sociedade como um todo nessa ação. Nosso papel também é de conscientização, de responsabilidade social”, destacou Bianca Valente, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern.

A parceria com a secretaria de mobilidade urbana foi fundamental para a realização dessa blitz. A pedagoga da Secretaria de Trânsito, Maribel Oliveira, comentou sobre essa ação. “Este ano a gente está trabalhando a questão do ‘desacelere’ e reforçando que o nosso bem maior é a vida, justamente para chamar a atenção sobre o quanto é importante a gente respeitar a velocidade, diminuir a velocidade, para realmente estar seguro no trânsito.” Ela ressaltou, ainda, que as principais causas de acidentes de trânsito são a falta de atenção e o excesso de velocidade. “A velocidade ainda tem sido, realmente, uma das principais causas dos acidentes. Nós precisamos, então, em primeiro lugar, redobrar a nossa atenção no trânsito, e depois reduzir a velocidade”, disse.

Óculos de realidade virtual simula situações de risco no trânsito

A parceria com o Sest/Senat permitiu a utilização de óculos de realidade virtual, mostrando aos motoristas os riscos comuns no trânsito, como dirigir com sono, usar o celular ao volante ou dirigir sob efeito de drogas e álcool. 

Motorista faz simulação com óculos de realidade virtual.

“Com esses óculos de realidade virtual o usuário simula um comportamento nocivo, um comportamento que pode causar algum tipo de acidente como, por exemplo, dirigir ao celular. O acidente acontece de uma forma bem impactante, fazendo ele perceber o risco dessas ações”, disse a coordenadora de promoção social do Sest/Senat Mossoró, Sabrina Rolim.

Ítalo Nunes é motorista de ônibus e experimentou os óculos de realidade virtual. Ele, que todos os dias conduz alunos do município de Baraúna a Mossoró comprovou que, realmente, certas atitudes devem ser evitadas no trânsito. “Eu simulei estar com sono. É muito real o que a gente vê aqui. Serviu pra gente ficar mais atento, porque a gente trabalha transportando vidas, que é a carga mais preciosa que tem, então precisamos ter o devido cuidado”, afirmou.

A Campanha Maio Amarelo continua durante todo o mês e, no dia 27, às 9h, na sede do Sest/Senat, acontecerá uma ação voltada para os motoristas colaboradores da Uern, alertando para a importância da segurança no trânsito.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support