...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa da Uern oferece atividades voltadas para qualidade de vida de idosos

Uma iniciativa voltada para a melhoria da qualidade de vida e para o acesso a informações. Esse é o Uern 60+, programa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizado através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e que desenvolve ações voltadas às pessoas com mais de 60 anos de idade. 

“O Uern 60+ surgiu no ano de 2024, quando foram formadas duas turmas, ambas com aproximadamente 30 alunos. Mas só a partir da Resolução 23/2024, foi instituído o programa Uern 60+ com ações voltadas para ensino, pesquisa, extensão, inovação e pós-graduação no âmbito da Uern”, comentou o professor Saulo Gomes, Diretor de Educação e Ações Comunitárias (DEAC/PROEX).

Cerca de 270 idosos participam dos cursos neste primeiro semestre. (Foto: Ênio Freire)

Essa iniciativa da Uern está em consonância com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS 2030, em especial com o ODS 3, que busca a promoção da saúde e do bem-estar para todos, em todas as idades, mas também em articulação com as áreas da saúde e desporto, meio ambiente, tecnologia e trabalho, direitos humanos, arte, cultura e letramento.

Neste primeiro semestre de 2025, estão sendo oferecidas sete atividades de extensão, as quais estão distribuídas em quatro campi da Universidade, sendo três em Mossoró, um em Caicó, em Natal e em Pau dos Ferros, e um que acontece na praia de Diogo Lopes, no município de Macau. Ao todo, foram distribuídas 270 vagas entre esses cursos. As aulas iniciaram no dia 22 de abril e seguem até o dia 11 de julho.

As atividades que são desenvolvidas com os idosos incluem orientações sobre cidadania e qualidade de vida, educação midiática e letramento digital, cultura oceânica, vida saudável e bem-estar para indivíduos 60+. “Esses cursos podem variar a cada semestre, dependendo das propositivas que os professores submeterem. Em 2024, conseguimos atender 60 pessoas e, nesse primeiro semestre de 2025, já tivemos um salto muito representativo, chegando a quase 270 inscritos”, disse Saulo Gomes.

A adesão ao programa tem sido grande e, por isso, a avaliação de organização também tem sido muito positiva. Segundo Saulo, “o Uern 60+ trouxe resultados bastante expressivos, e isso se dá pelo investimento que a Universidade faz em relação à concessão de bolsas para os estudantes de graduação e também pelo maior envolvimento de professores em relação às ações. A gente ampliou os espaços de atuação, então a gente saiu também dos muros da universidade, podendo ofertar o programa também em outros espaços”.

Melhoria nas relações sociais dos idosos

Com o passar dos anos e o avanço da idade, é fundamental que os cuidados com a saúde física e mental da pessoa idosa sejam priorizados.Fazê-lo se sentir capaz de realizar determinada atividade e, para além disso, fazer com que se sinta parte, ativamente, de uma sociedade, é fundamental para o seu bem-estar. Nesse sentido, atividades como as que são desenvolvidas pelo Programa Uern 60+ têm um impacto notável na vida dessas pessoas.

“Percebemos que houve um nível de socialização maior desses idosos, de elevação da sua autoestima, da concepção de que ele é protagonista também na sua história e que ele tem muito ainda a aprender”, reforçou o professor Saulo Gomes.

Cada atividade de extensão tem a propositiva, também, de oferecer aos participantes oportunidades que, possivelmente, muitos deles nunca tiveram como, por exemplo, estar em uma sala de aula. “Aquele idoso ou aquela pessoa idosa que não teve a oportunidade de estudar em virtude de outras atividades que foram ocupando a sua vida e que fez com que ele saísse das salas de aula, hoje o programa Uern 60+ lhe dá a oportunidade de compreender e de entender a sua participação na sociedade, do quanto ele pode contribuir para o seu desenvolvimento social e pessoal, e isso vai abrir portas para outras possibilidades também”, afirmou Saulo Gomes.

Letramento Digital orienta sobre uso seguro das redes sociais

Curso de letramento digital orienta idosos no uso das tecnologias. (Foto: Ênio Freire)

O curso de letramento digital é um dos destaques dentro do programa, visto que, atualmente, as redes sociais fazem parte da rotina e, por isso, é fundamental que as pessoas idosas possam aprender a usá-las de forma correta, combatendo assim a exclusão digital. 

Saulo Gomes destaca a importância desse curso. “Através do Programa Uern 60+, ele tem a oportunidade de compreender melhor sobre a importância das redes sociais e do uso do telefone celular, o cuidado que ele deve ter para não ser usurpado, roubado através de uma ligação telefônica ou de uso de um aplicativo de maneira indevida. Então o curso dá uma série de orientações para que ele, de fato, compreenda o seu espaço de protagonismo na sociedade”.

A proposta visa não só aprimorar as habilidades digitais, mas garantir maior conexão da pessoa idosa com o mundo contemporâneo de uma forma eficaz e segura. O curso de letramento digital, na Uern Mossoró, ainda dispõe de algumas vagas. Os interessados podem entrar em contato com a Proex/Uern, pelo instagram @proexuern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support