O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), está com inscrições abertas para a Força-Tarefa Cidadã. Estudantes, servidores(as) e terceirizados(as) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) podem se voluntariar na iniciativa de fiscalizar obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, sob responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Após uma capacitação online, os(as) voluntários(as) vão visitar obras, levantar informações em tempo real e identificar eventuais problemas nas construções.
O trabalho vai fornecer dados importantes sobre mais de 3.700 obras paralisadas ou inacabadas que estão cadastradas no Pacto. Concluídas, todas essas obras podem resultar em mais de 700 mil vagas para crianças e jovens da educação básica e profissionalizante.
“O envolvimento da sociedade no projeto Força-Tarefa Cidadã é essencial para garantir maior transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Quando cidadãos participam ativamente desse processo, eles se tornam agentes de transformação, ajudando a identificar problemas, cobrar soluções e monitorar o andamento das obras”, comentou José Arimathea Valente Neto, secretário do TCU no Rio Grande do Norte.
O professor Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Uern, parabeniza a iniciativa que fortalece os princípios da cidadania e da transparência na gestão pública.
“A participação de estudantes, servidores(as) e terceirizados(as) da Uern na Força-Tarefa Cidadã é uma oportunidade concreta de aplicar, na prática, os valores formativos que defendemos na Universidade. Além de contribuírem com a fiscalização de políticas públicas essenciais, os(as) participantes ampliam sua compreensão sobre o funcionamento do Estado e desenvolvem competências importantes para sua formação cidadã e profissional”, destaca.
Haverá certificação pelo trabalho, contando como horas de atividades extracurriculares para quem for acadêmico.
Clique AQUI e saiba mais sobre a Força-Tarefa Cidadã e se inscreva como voluntário(a).