...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo programa da Uern terá van adaptada como equipamento cultural itinerante

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Arte, 15 de abril, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte lançou um programa que levará arte e outros tipos de atrações aos lugares mais longínquos. O Uern Cultura Viva é uma ação que busca estimular e fomentar arte, cultura e educação aos quatro cantos do nosso estado potiguar.

Com a condução da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a iniciativa prevê a integração entre projetos e ações realizados pela Universidade nos campos da arte e da cultura com iniciativas desenvolvidas em todo o Estado por meio de grupos artísticos, companhias de teatro, mestres da cultura, grupos musicais, dentre outros.

“Hoje vivemos uma página bonita da nossa história, um encontro feliz de arte com cultura e educação, destacou a reitora Cicília Maia durante solenidade de lançamento realizada no pátio da Reitoria, que contou ainda com uma performance musical da Companhia Pão Doce de Teatro, discursos e a apresentação do MovCEU da Uern (saiba mais a seguir).

São parceiros(as) o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, a Fundação José Augusto, Secretarial Estadual de Educação e prefeituras municipais.

O programa está alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern, e também com as metas dos planos estadual e nacional de cultura, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Itinerante

Muitas dessas ações de levar arte, cultura e educação a pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos, entre outras localidades, será através do MovCEU, um equipamento cultural itinerante adquirido pela Uern, com recursos próprios, na faixa de R$ 625 mil, através de uma parceria com o Ministério da Cultura.

Trata-se de uma van adaptada com estúdio com monitores, computadores, câmera, microfones etc para produção e edição audiovisual, palco, projetor, telão, cadeiras, biblioteca, entre outros acessórios, que permitirá a realização de oficinas, apresentações musicais, teatrais e de cinema, rodas de conversa, palestras etc.

Ao longo de 2025, o MovCEU estará nas localidades do Sítio Pêga (Portalegre), Distrito de Soledade (Apodi), Assentamento Nova Esperança (Baraúna), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Apanha Peixe (Caraúbas), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos). Nos municípios que possuem campus da Uern (Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Caicó, Patu e Assu) também haverá atividades ao longo do ano.

Na programação, serão desenvolvidas atividades como: oficinas de leitura e contação de histórias; mamulengos; oficinas de audiovisual e fotografia; oficinas de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo; mostras de audiovisuais; apresentações teatrais e de dança; apresentações musicais; e rodas de debates.

Importância

“O Uern Cultura Viva nasce com o MovCEU, mas também com outras ações, como parcerias com grupos artísticos, editais específicos com bolsas para estudantes, um próximo passo seria instituir, através da Uern, títulos de notório saber para mestres e mestras da cultura popular e ousar mais, como por exemplo, com uma cátedra de cultura popular por meio de recursos, convênios e parcerias, a gente poder induzir pesquisas e projetos sobre a cultura potiguar e do Nordeste brasileiro”, comentou o professor Esdras Marchezan, titular da Proex.

Fábio Henrique Lima, representante do Ministério da Cultura no Rio Grande do Norte, destacou o pioneirismo da Uern na aquisição.

“Talvez esse seja o primeiro equipamento do Brasil adquirido por uma instituição de ensino adquirido por meio de recursos próprios. Isso destaca o caminho de vanguarda que a Uern sempre teve com suas ações voltadas pra cultura”, apontou.

O professor Alexandre Lima, da Uern, e atual titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, representando, no ato, a governadora Fátima Bezerra, se disse orgulhoso por vivenciar um momento como esse de valorização da cultura.

Murilo Albuquerque, representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), parabenizou a iniciativa e se colocou a disposição para ampliar ainda mais a parceria que a Uern tem com a instituição bancária na realização do Banco do Nordeste Cultural, em Mossoró.

A secretária municipal de Cultura, Janaína Holanda, também enalteceu o projeto da Uern e colocou a Prefeitura de Mossoró a disposição para parcerias.

Confira galeria com fotos de Ênio Freire, da Agência de Comunicação (Agecom), a seguir:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support