...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza roda de conversa sobre autismo e mercado de trabalho dentro da programação do Abril Azul

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern Natal) realizou, nesta terça-feira (15), a roda de conversa “Autismo e Mercado de Trabalho: trajetórias, desafios e oportunidades profissionais”, dentro da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. O evento reuniu estudantes, professores e técnicos no auditório da Uern Natal e também foi transmitido ao vivo pelo canal da Uern no YouTube.

A abertura foi feita pela vice-diretora da Uern Natal, Profa. Dra. Bartira Paraguaçu e a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern, Isabel Amaral, que destacou a importância do momento como espaço de reflexão para toda a comunidade acadêmica. “Espero que essa roda de conversa nos ajude a pensar nos nossos processos de trabalho, nas nossas atividades e condutas. Acho que é um momento de ouvir, de internalizar o que foi compartilhado hoje e buscar fazer diferente e melhor a cada dia”, afirmou.

Participaram presencialmente do evento as turmas dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia. A atividade teve como objetivo discutir experiências de vida e inclusão de pessoas autistas no mundo do trabalho e na vida acadêmica.

A diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida da Progep, Bianca Valente, ressaltou que o momento buscou reforçar que o diagnóstico de autismo não impede o desenvolvimento profissional. “Essa roda de conversa é para a gente trabalhar um mês de conscientização sobre o autismo e dizer que a gente precisa quebrar barreiras, e que o diagnóstico não impede que a pessoa seja uma excelente profissional no mercado de trabalho”, declarou.

Bianca lembrou ainda que a Uern desenvolve outras ações de acolhimento e cuidado com servidores e familiares atípicos, como o encontro mensal das mães atípicas, e destacou que atualmente 25 servidores da universidade são contemplados com a Lei Estadual de Redução de Carga Horária.

Entre os convidados da roda de conversa estavam o procurador federal e professor do curso de Direito da UFRN, Fabiano Mendonça; o professor Heitor Liberalino, do Departamento de Ciências da Computação da Uern Mossoró; e a estudante e influenciadora digital Raquel Nery.

Fabiano Mendonça, diagnosticado com autismo aos 45 anos, compartilhou sua experiência de transformação após o diagnóstico. “A vida é uma antes e outra depois. Quando você entende suas capacidades e também as dificuldades que tem para se adequar ao que o mundo exige, tudo muda”, destacou.

Já o professor Heitor Liberalino, diagnosticado aos 44 anos, defendeu a importância de respeitar os próprios limites. “Passei a vida inteira tentando superar as limitações, mas hoje, depois do diagnóstico, aprendi a respeitá-las”, afirmou.

A roda de conversa integrou as ações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) no Abril Azul e reforçou o compromisso da Uern com a inclusão, o acolhimento e a valorização da diversidade no ambiente acadêmico e profissional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support