A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, no dia 18 de fevereiro de 2025, ao Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), evento que se estende até o dia 26 e tem como objetivo recepcionar os calouros e integrar os veteranos à vida universitária. A programação acontece em diversos campi da instituição, incluindo Mossoró, onde o evento foi realizado nesta terça-feira (19).
O Samba conta com uma programação diversificada, incluindo a tradicional abertura com a Apresentação Institucional no Pátio da Faculdade de Educação (FE). Além disso, os estudantes podem participar da Feirinha Empreendedora, do Palco “Talentos Uern” e atualizar o cartão de vacinas. Entre as atrações, destaca-se ainda o projeto “Pegue e Leve” da Biblioteca, que incentiva o acesso à leitura, e a exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Dentre os projetos expostos, estão o Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas, da Faculdade de Direito (FAD), a Feira de Artesanato, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e o MobilizAção: por uma escola pública de qualidade, da Faculdade de Educação (FE). Outras iniciativas incluem Trilhas Formativas em Políticas Educacionais, Programa Cine Literário, Práticas de Leitura e Escrita na Escola, e o estudo “Procurando Rafael: a quem pertence o 30 de Setembro em Mossoró”, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). Também estão presentes projetos das áreas de biologia, esportes e internacionalização do ensino superior.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Ana Angélica, enfatizou a importância do evento e a gratidão aos novos estudantes por escolherem a Uern. “Essa Universidade tem transformado vidas há 56 anos. Para os alunos que estão chegando, temos uma série de oportunidades. Estamos ofertando quase 700 vagas em bolsas”, afirmou.
O adjunto da Prae, Nestor Duarte, também destacou a relevância da Universidade na vida dos estudantes. “Essa é a casa de transformação de sonhos e de vidas. Aproveitem cada oportunidade, pois serão muitas. Aqui, garantimos o acesso à universidade com a permanência”, disse.
Além das atividades acadêmicas e culturais, o evento contou com a apresentação da Campanha Sangue Bom, liderada por Bianca Valente, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV). A iniciativa promove uma ação de doação de sangue, com uma saída programada do campus central até o hemocentro nesta quarta-feira (20), às 7h30.
Para os calouros, o evento representa um primeiro contato acolhedor com a vida acadêmica. Marcos Almeida, de 18 anos, ingressante no curso de Educação Física e natural de Baraúna, expressou entusiasmo com a recepção. “Eu achei incrível! Minha expectativa é me formar certinho nos quatro anos”, contou. Já Gilsiedna Mayara, de 20 anos, aprovada no curso de Gestão Ambiental e natural de Tibau, destacou a qualidade da Universidade: “Estou achando legal. É uma das faculdades mais conhecidas e tem uma boa imagem.”
Além da programação acadêmica e cultural, o evento envolve uma série de demandas operacionais para garantir sua realização. Entre elas, a divisão de equipes por campus, turnos e ilhas, confecção e distribuição de brindes, sinalização das salas e coordenação dos espaços. Outra iniciativa de destaque é o mutirão para emissão de carteirinhas estudantis, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves, em parceria com a PRAE, após as atividades no auditório e exposições de projetos.
O Samba promete ser um momento de integração, aprendizado e descobertas para todos os estudantes da Uern, reforçando o compromisso da universidade com a formação acadêmica e cidadã de seus alunos.
Confira mais registros neste link.