...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern forma primeira turma de graduados em Letras Libras EAD

Reforçando o seu compromisso social como uma instituição inclusiva e includente, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou na noite desta terça-feira, 18, a colação de grau da primeira turma de Letras – Libras EAD Pau dos Ferros. A solenidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo Vereador Milton França, no referido município.

Os 33 graduandos do curso de Letras – Libras EAD, juntamente com os demais 154 concluintes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola, Educação Física, Geografia e Enfermagem, da Uern Pau dos Ferros, comemoram em grande estilo e emoção o encerramento de um importante ciclo.

Manoelle e Isabely, estudantes surdas do curso de Libras. Foto: Ênio Freire.

Para a estudante Manoelle Guedes, que é surda e graduanda em Letras – Libras EAD, essa é a realização de um sonho. Em conversa com a equipe da Agência de Comunicação (Agecom) da Uern, com a interpretação da estudante Maria Luísa, também graduanda do curso, Manoelle externou toda a sua felicidade por esta conquista.

“Venho de escola pública, de Mossoró, e sempre batalhei por uma graduação. O curso EAD em Libras foi de suma importância para que eu conseguisse alcançar meu desejo. Tenho uma filha de 9 anos, e as aulas na modalidade EAD contribuíram muito para que eu conseguisse conciliar a rotina com os estudos. Estou muito feliz. E quero continuar estudando, fazer um concurso e poder construir um futuro melhor para mim e minha filha”, afirma a graduanda, que é do polo de Grossos.

A estudante Isabely Torres, que também é surda e do polo de Grossos, compartilha o mesmo sentimento de felicidade. “É muito gratificante poder concluir a graduação em Letras Libras EAD. É uma grande conquista e isso me motiva a continuar estudando”, declara.

Maria Luísa, a intérprete dessa entrevista, também estava comemorando a conclusão de um importante ciclo. Ela, que já atuava como intérprete de Libras, buscou a graduação para se aperfeiçoar na sua profissão e dar os primeiros passos na construção do sonho de ser professora.

“Sou do Ceará e estudei no polo de Martins. O cursos de graduação em Libras foi de suma importância para me capacitar enquanto profissional e poder buscar a realização do meu objetivo de me tornar professora. Além disso, o curso proporcionou grandes experiências profissionais e pessoais”, disse.

Conforme a coordenadora do cursos Letras EAD, Secleide Silva, a conclusão da primeira turma de Letras Libras EAD representa um passo muito importante no caminho da inclusão. “É o primeiro curso de graduação em Libras, e a modalidade EAD possibilita que muitos estudantes, que talvez não pudessem ir todos os dias presencialmente, pudessem cursar e concluir a graduação”, observa.

O curso de licenciatura em Letras Libras EAD possui polos em Assú, Grossos, Guamaré, Martins, Natal, Patu, Parnamirim e Marcelino Vieira. A turma concluinte tem duas estudantes surdas: Manoelle e Isabely. Para Secleide, ao passo em que o curso de Letras Libras amplia as ações de inclusão, a graduação possibilita uma maior formação dos profissionais de intérpretes, colocando no mercado profissionais qualificados e capacitados com o selo Uern.

Durante toda a cerimônia de colação de grau, intérpretes de Libras participaram de todos os importantes momentos do ato solene, como a execução do Hino Nacional, o juramento, entre outros.

Na mensagem do orador da turma, Mateus Holanda de Queiroz, do curso de Pedagogia, a estudante Manoelle Guedes, do curso de Letras Libras EAD, fez a interpretação simultânea em Libras. Em seu discurso, Mateus Holanda destacou o papel acolhedor da Uern. “Aqui fomos transformados. Essa é a primeira de muitas outras conquistas que teremos”, declara.

O diretor da Uern Pau dos Ferros, professor Jailson José dos Santos, ressaltou a importância da Uern ser cada vez mais uma universidade inclusiva, que oferece conhecimento e oportunidades iguais para todos. “Estamos muito feliz em realizar mais uma colação de grau. Meus parabéns e agradecimento a todos vocês que confiam e reconhecem o papel transformador da Uern”.

Fotos: Ênio Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support