Reforçando o seu compromisso social como uma instituição inclusiva e includente, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou na noite desta terça-feira, 18, a colação de grau da primeira turma de Letras – Libras EAD Pau dos Ferros. A solenidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo Vereador Milton França, no referido município.
Os 33 graduandos do curso de Letras – Libras EAD, juntamente com os demais 154 concluintes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola, Educação Física, Geografia e Enfermagem, da Uern Pau dos Ferros, comemoram em grande estilo e emoção o encerramento de um importante ciclo.

Para a estudante Manoelle Guedes, que é surda e graduanda em Letras – Libras EAD, essa é a realização de um sonho. Em conversa com a equipe da Agência de Comunicação (Agecom) da Uern, com a interpretação da estudante Maria Luísa, também graduanda do curso, Manoelle externou toda a sua felicidade por esta conquista.
“Venho de escola pública, de Mossoró, e sempre batalhei por uma graduação. O curso EAD em Libras foi de suma importância para que eu conseguisse alcançar meu desejo. Tenho uma filha de 9 anos, e as aulas na modalidade EAD contribuíram muito para que eu conseguisse conciliar a rotina com os estudos. Estou muito feliz. E quero continuar estudando, fazer um concurso e poder construir um futuro melhor para mim e minha filha”, afirma a graduanda, que é do polo de Grossos.
A estudante Isabely Torres, que também é surda e do polo de Grossos, compartilha o mesmo sentimento de felicidade. “É muito gratificante poder concluir a graduação em Letras Libras EAD. É uma grande conquista e isso me motiva a continuar estudando”, declara.
Maria Luísa, a intérprete dessa entrevista, também estava comemorando a conclusão de um importante ciclo. Ela, que já atuava como intérprete de Libras, buscou a graduação para se aperfeiçoar na sua profissão e dar os primeiros passos na construção do sonho de ser professora.
“Sou do Ceará e estudei no polo de Martins. O cursos de graduação em Libras foi de suma importância para me capacitar enquanto profissional e poder buscar a realização do meu objetivo de me tornar professora. Além disso, o curso proporcionou grandes experiências profissionais e pessoais”, disse.
Conforme a coordenadora do cursos Letras EAD, Secleide Silva, a conclusão da primeira turma de Letras Libras EAD representa um passo muito importante no caminho da inclusão. “É o primeiro curso de graduação em Libras, e a modalidade EAD possibilita que muitos estudantes, que talvez não pudessem ir todos os dias presencialmente, pudessem cursar e concluir a graduação”, observa.
O curso de licenciatura em Letras Libras EAD possui polos em Assú, Grossos, Guamaré, Martins, Natal, Patu, Parnamirim e Marcelino Vieira. A turma concluinte tem duas estudantes surdas: Manoelle e Isabely. Para Secleide, ao passo em que o curso de Letras Libras amplia as ações de inclusão, a graduação possibilita uma maior formação dos profissionais de intérpretes, colocando no mercado profissionais qualificados e capacitados com o selo Uern.
Durante toda a cerimônia de colação de grau, intérpretes de Libras participaram de todos os importantes momentos do ato solene, como a execução do Hino Nacional, o juramento, entre outros.
Na mensagem do orador da turma, Mateus Holanda de Queiroz, do curso de Pedagogia, a estudante Manoelle Guedes, do curso de Letras Libras EAD, fez a interpretação simultânea em Libras. Em seu discurso, Mateus Holanda destacou o papel acolhedor da Uern. “Aqui fomos transformados. Essa é a primeira de muitas outras conquistas que teremos”, declara.
O diretor da Uern Pau dos Ferros, professor Jailson José dos Santos, ressaltou a importância da Uern ser cada vez mais uma universidade inclusiva, que oferece conhecimento e oportunidades iguais para todos. “Estamos muito feliz em realizar mais uma colação de grau. Meus parabéns e agradecimento a todos vocês que confiam e reconhecem o papel transformador da Uern”.
Fotos: Ênio Freire