Foi realizada na noite desta quinta-feira, 06, a Conferência inicial do Seminário de abertura do Programa de Iniciação a Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Pibid/Uern).
A conferência teve como tema a “Valorização dos Profissionais da Educação: o papel do Pibid na formação inicial e continuada docente”.
A Profa. Dra. Jaqueline Rabelo de Lima da Universidade do Estado do Ceará (UECE) foi a conferencista. Ela é vice-presidente do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras Institucionais do Pibid e da Residência Pedagógica (Forpibid-RP).
A coordenadora institucional do Pibid, a professora Dra. Maíra Emilly, destacou o papel inclusivo do programa. “O Pibid é um instrumento de resistência que coloca os estudantes no centro das ideias questionando e, sobretudo, se engajando na realidade das escolas públicas agindo como elo entre a universidade e a comunidade escolar”, frisou.
A professor Dra Larissa Ferreira, coordenadora da área de gestão de processos educacionais do Pibid, defendeu o fortalecimento da educação básica. “É um programa que valoriza a educação básica e a docência. Eu acredito nas pessoas que acreditam nessas coisas”, complementou.
A pró-reitora de ensino de graduação Fernanda Abreu destacou o Pibid como referência. “O Pibid transforma as pessoas que conhecemos e tiveram a oportunidade de integrar esse programa mostra que o Pibid é muito mais do que números”, lembrou.
O vice-reitor Chico Dantas destacou que a abertura do Pibid 2025 simboliza a valorização da formação de educadores. “Estou aqui com imensa satisfação para esta conferência do Pibid da Uern. Esse evento é uma demonstração do nosso compromisso com a formação na educação”, disse.
“Os nossos estudantes e a formação acadêmica são transformados por esse programa e reforça a necessidade de investir na formação daqueles que são a base da nossa sociedade que são os professores”, complementou.
Ele ainda reforçou a satisfação da reitora Cicília Maia com o evento e elogiou o trabalho da conferencista da noite Jaqueline Rabelo.
Na conferência Jaqueline destacou a necessidade de valorização dos professores, o Pibid e suas experiências além de Forpibid-RP.
Jaqueline apontou as melhorias nas alterações da Resolução 04/2024 do Ministério da Educação. “Essa resolução devolveu a pedagogia e o papel do pedagogo que trabalha nos anos iniciais”, lembrou.
“Embora a gente tenha resoluções e leis como a LDB e o Plano Nacional de Educação a resolução que rege a formação de professores no Brasil ainda tem muitos problemas”, avaliou.
A professora ainda resgatou o fato de o Pibid está no Plano Nacional de Educação e na LDB. “Nós estamos na lei e estamos no PNE”, reforçou. “Pibid é lei e temos que transformar esse programa numa política de estado”, defendeu.
Ela disse que as raízes do Pibid estão nas escolas. “Nós temos os professores da educação básica e os professores das universidades que trabalham de forma conjunta. Essa é a força do Pibid”, acrescentou.
No final Jaqueline lembrou da importância da luta coletiva representada pelo Forpibid-RP. “O Forpibid tem lutado em várias frentes. Antes o bolsista ficava apenas 18 meses e agora ele pode ficar 60 meses. Isso é resultado das nossas coletivas”, relembrou.
O PIBID da Uern está nas cidades de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu, São Gonçalo do Amarante, Patu, Rafael Godeiro e Natal.