O Departamento de História do Campus de Assu da Universidade do Estado do Rio Grande do Note (Uern) recebeu a vista dos jornalistas holandeses Jan Thielen e Marcia Luyteu que pesquisam sobre as relações entre indígenas e holandeses durante a ocupação daquele país no Rio Grande do Norte, de 1632 até 1654.
A pesquisa é para um livro que será publicado na Holanda.
Eles foram recebidos no Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Vale do Açu (LaDHA) pelos professores Valdeci dos Santos Junior e Marcelo Vieira Magalhães, coordenador do LaDHA.
Marcelo conta que convidou Valdeci, que é arqueólogo, do Departamento de História do Campus de Mossoró, para colaborar com a pesquisa dos holandeses.
O convite não foi por acaso. Valdeci é autor do livro “Os Índicos Tapuias do Rio Grande do Norte”, publicado em 2008. A obra aborda a “Guerra dos Bárbaros” e o período da ocupação holandesa no Rio Grande do Norte.
Valdeci conta que eles estavam interessados nos indígenas Tarariúis que são citados no livro. “Fomos em alguns lugares do Vale do Açú mostrar como era essa realidade em termos de vegetação na região no século XVII, no início do século XVII”, explicou. “Tudo isso aí foi essencial para que eles entendessem onde era a aldeia dos Tarariúis do município de Assu e também a questão da Lagoa do Piató, onde os grupos indígenas sobreviviam às suas margens e as margens do rio Piranhas-Açú e os deslocamentos que eles faziam, tanto da Serra de Santana em direção ao litoral e vice-versa”, conclui.
Eles visitaram apenas as cidades de Natal e Assú durante a pesquisa.