...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Residência Tecnológica Brasil-China promete revolucionar agricultura familiar no RN

No dia 13 de novembro de 2024, a cidade de Apodi sediou um evento marcante para a agricultura familiar com a inauguração da Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar – Brasil-China. Realizada em parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Agrícola da China (CAU) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) a iniciativa visa modernizar e fortalecer a produção agrícola familiar com apoio tecnológico.

A solenidade de abertura ocorreu no auditório do IFRN e contou com a presença de autoridades locais, estaduais e representantes internacionais. A professora Cicília Raquel Maia Leite, reitora da Uern, classificou o momento como “histórico” e destacou o compromisso com a parceria, ressaltando que “aproveitaremos todas as oportunidades que serão ofertadas”. O reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, expressou sua satisfação em participar do projeto e relatou sua experiência na China, destacando a disposição dos pesquisadores da instituição em colaborar na transferência de tecnologia e redução das desigualdades sociais.

O diretor eleito do IFRN, Cleone Silva de Lima, enfatizou que a Uern foi fundamental para sua formação e ressaltou a oportunidade de intensificar as atividades de pesquisa e extensão com o novo projeto. Alexandre Lima, titular da SEDRAF, destacou a dimensão da parceria, que integra quatro universidades e busca aproximar a academia da agricultura familiar, agora em um processo de internacionalização.

Durante as visitas às áreas de campo do IFRN, as autoridades tiveram a oportunidade de testemunhar a eficiência dos equipamentos e ouvir depoimentos emocionantes. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, Ivone Brilhante, afirmou: “Estamos vendo o fortalecimento da agricultura familiar. Com a chegada dessas máquinas, mudou a jornada da mulher que ainda enfrenta serviços domésticos”, destacando o impacto positivo para as mulheres no campo. A professora Minli Yang, da CAU, ressaltou a importância de promover a mecanização para facilitar a produção, especialmente para mulheres, destacando que esta é a primeira residência do tipo na América Latina.

Capacitação e empoderamento das mulheres agricultoras

A solenidade seguiu com apresentações na 13ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN (Direc), onde mais depoimentos reforçaram o impacto social da mecanização. Irenildo Oliveira, presidente da Associação de Microprodutores de Córrego, relatou: “Trabalhos que duravam uma semana fazemos agora em um dia”. Divani Mara, presidente da Associação de Baixa Fechada I, afirmou que o treinamento proporcionou melhorias na sua propriedade e maior tempo para lazer. Já Jaleska Lima, do Centro Feminista 8 de Março, destacou o papel transformador das capacitações para mulheres da região, demonstrando que elas também podem manusear e montar as máquinas.

Alexandre Lima também enfatizou que a organização e mobilização dos trabalhadores foram fundamentais para Apodi ser escolhida para a residência, destacando o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na intermediação com o Consórcio Nordeste. No evento, a professora Minli destacou que na China 150 milhões de mulheres trabalham na agricultura, ressaltando a importância de apoiar o desenvolvimento feminino no setor.

O prefeito de Apodi, Allan Jefferson, concluiu as atividades afirmando ser “um dia histórico para o município” e agradecendo a todos os envolvidos. A Residência Tecnológica simboliza um novo marco para a agricultura familiar na América Latina, reunindo esforços para promover desenvolvimento sustentável e integração internacional.

No campo, os participantes puderam conferir a produção de fruticultura da região, já com a testagens das novas máquinas, que prometem mudar o cenário econômico local, com aumento de renda e melhoria na qualidade de vida.

Confira mais registros aqui.

Foto de capa: Luziária Machado/Uern

Fotos do arquivo: Luziária Machado e Nathan Figueiredo/Uern

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support