As experiências da extensão desenvolvida na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) têm sido apresentadas em outras instituições de ensino superior brasileiras, inspirando ações, projetos e práticas nestas universidades. Nesta quinta-feira, 30, o trabalho da extensão da Uern foi apresentado a professores e equipe de gestão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá, pelo pró-reitor de extensão da Uern, professor Esdras Marchezan.
A apresentação aconteceu durante o II Seminário de Extensão da Unifap, evento que reuniu coordenadores de cursos de graduação, professores dos colegiados e membros da equipe de gestão da universidade para discutir a prática da curricularização da extensão universitária.
Ao lado dos professores Helder Eterno da Silveira, pró-reitor de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e ex-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORPROEX), e Darlisom Ferreira, pró-reitor de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor Esdras Marchezan apresentou o modelo de curricularização da extensão na Uern e algumas iniciativas realizadas na universidade que tem potencialidade a prática extensionista nos cursos de graduação.
“É sempre muito bom encontrar colegas da extensão e podermos construir juntos caminhos para a melhoria do desenvolvimento dessa política pública tão importante ao fortalecimento da educação pública superior. Poder contribuir, com a experiência da Uern, é gratificante, por ser também uma forma de reconhecimento do trabalho sério que a Uern desenvolve, por meio de toda sua comunidade acadêmica”, explicou o professor Esdras Marchezan.
Em novembro, a experiência da extensão da Uern será apresentada em Campina Grande, durante evento extensionista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).