Professor da Uern integra delegação brasileira que participará do II BRICS Symposium on Neuroscience na Rússia

O professor Dr. Rodolfo Cavalcanti, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern), integra a delegação brasileira que estará em Moscou/Rússia será entre os dias 24 e 26 de outubro para o II BRICS Symposium on Neuroscience.

Além do professor Rodolfo Cavalcanti, a comitiva brasileira é composta pelos professores doutores Janine Rossato (UFRN), Pâmela Mello-Carpes (UNIPAMPA) e Wellington Côrtes (UFRRJ), que são vinculados ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis).

A Delegação Brasileira está indo participar enquanto palestrantes do II BRICS Neuroscience Symposium. Na ocasião, eles participarão da agenda do Grupo de Trabalho do BRICS Neuroscience Program, que compreende a um Programa multilateral para o fortalecimento da neurociência dos países do BRICS (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul), com perspectivas de fomento para ações voltadas ao intercâmbio de cientistas e estudantes, desenvolvimento de pesquisas colaborativas, dentre outras estratégias.

O projeto de acordo multipartite tem como premissas o intercâmbio docente e discente entre os países constituintes do BRICS, assim como o desenvolvimento colaborativo de estudos, experimentos e produções ligadas à Neurociência.

Para Rodolfo Cavalcanti, é uma alegria poder representar o país e, em especial a Uern, numa ação dessa envergadura. “O Brasil é uma incubadora de grandes neurocientistas e, como tal, há centenas que possuem total expertise para ocuparem o meu lugar na fundação do BRICS Brain Network. Sinto-me feliz e honrado por alcançar esse degrau na minha carreira acadêmica, mas o que me deixa mais entusiasmado é saber que tantas oportunidades poderão surgir a partir de agora para outros docentes e estudantes de graduação e pós-graduação”, declara.