...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern homenageia personalidades com a entrega da Medalha da Abolição 2024

Durante a solenidade que marcou os 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), no dia 27 de setembro, três personalidades foram agraciadas com a Medalha da Abolição de 2024. A comenda, criada pela Lei Municipal 20/68 e concedida em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, foi entregue a Irmã Zelândia, Laplace Rosado Coelho (in memoriam) e Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

A cerimônia, realizada na Assembleia Universitária, destacou o tema deste ano: “Saber que acolhe”, que simboliza a união do conhecimento científico com a sabedoria popular, promovendo o desenvolvimento regional e acolhendo comunidades e indivíduos, transformando vidas assim como o juazeiro resiste e renasce nas condições mais adversas.

Maria Zelândia da Silva, conhecida como Irmã Zelândia, atua há mais de 30 anos em Mossoró, sendo diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria. A religiosa destacou a felicidade de ver seu trabalho reconhecido: “Eu me sinto muito feliz pelas pessoas valorizarem o nosso trabalho. E a minha gratidão total a Cicília Maia, reitor da Uern, e toda a equipe da Universidade que deram essa oportunidade à Irmã Zelândia para participar desse momento. É a minha gratidão, gratidão, gratidão”

Laplace Rosado Coelho, homenageado postumamente, foi ex-reitor da Uern e ex-presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN). Ele foi fundamental na criação de importantes cursos e na expansão do Campus Mossoró da Universidade, deixando um legado significativo para a educação superior na região.

Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reitor da Uern entre 2013 e 2021, também foi homenageado. Seu pai, Paulo Fernandes, expressou emocionado a importância desse reconhecimento: “Em primeiro lugar, eu quero agradecer essa homenagem a meu filho. Acho que é uma homenagem justa, muito justa, já que ele fez muitas inovações nos dois períodos que foi reitor. Pedro foi uma espécie assim de comandante das grandes lutas e inovações acontecidas lá. Quero aqui, então, agradecer essa homenagem a Pedro, que é meu filho. E estou satisfeitíssimo, porque isso me acalenta, é uma espécie de ligação que eu tenho com a Universidade, já que a vi nascer e crescer”.

Com a entrega das medalhas, a Assembleia Universitária de 2024 ficará marcada como um momento de celebração e reconhecimento das trajetórias que ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva e integrada à comunidade.

Fotos: Bruno Soares e Ricardo Morais

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support