A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), é uma das entidades parceiras do projeto Flor de Lótus, implantado nesta quarta-feira (10), na Maternidade Almeida Castro.
A vice-reitora Fátima Raquel representou a UERN na solenidade de implantação do projeto e ressaltou a importância dessas parcerias que levam atendimento humanizado e evidenciam o papel social das instituições públicas.
O Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus, é uma iniciativa que tem parceria do Ministério Público Estadual, UERN e Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).
“O Centro de Referência surgiu da necessidade de ter um espaço físico para atender de forma adequada e humanizada crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Possibilita o atendimento num ambiente mais acolhedor, humanizado, evitando a revitimização”, explica a professora e médica Isabelle Cantídio.
A professora Isabelle enfatiza que o atendimento é universal e está disponível 24 horas. As vítimas podem ser referenciadas de outros serviços ou podem procurar o Centro de Referência de forma espontânea.
O ambiente do Centro de Referência tem uma equipe multidisciplinar, integrada e qualificada para oferecer cuidados médicos, atendimento psicossocial e orientações que garantam a proteção e direitos das vítimas, com encaminhamento para a Promotoria, Delegacia, ITEP, Conselho Tutelar e acesso aos serviços de Assistência Social do município.
“Esse serviço é grandioso, através dele a gente pode tentar minimizar as dores e as consequências a médio e longo prazos da violência sexual que é um grave problema de saúde pública e direitos humanos”, ressalta Isabelle Cantídio.
A UERN desenvolve há 5 anos um trabalho de assistência às vítimas de violência sexual, a partir de um projeto de extensão. Em 2017 foi idealizado pelo Ministério Público, UERN e APAMIM a criação do Centro de Referência:
2013 – A partir de um caso real de violência sexual contra uma idosa, surgiu a ideia no ambulatório da FACS de desenvolver um projeto de extensão que prestasse um atendimento humanizado a essas vítimas. O projeto teve como nome “Protocolo de Atendimento às Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual”;
2014 – Foi realizado um ciclo itinerante de palestras nas UPAS, Hospitais e Maternidades de Mossoró, explicando o Protocolo;
2015/2016 – Através do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, da UERN em parceria com a Prefeitura de Mossoró, ocorreu a Implantação do “Protocolo de Atendimento às Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual” nas maternidades públicas de Mossoró;
2017 – Foi firmada a parceria com o Ministério Público, APAMIM e UERN, ampliando o olhar para essa temática, objetivando a construção de um Centro de Referência;
2018 – No dia 10 de outubro de 2018, o Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus, foi implantado na Maternidade Almeida Castro.