A Uern dá início em setembro à maior edição de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), referente ao período 2024/2025.
A edição se estende até 31 de agosto de 2025 e contempla 350 projetos ativos nos seis campi da Uern, com um orçamento de R$ 2,16 milhões, representando um marco para a iniciação científica na Universidade.
O número total de projetos representa um avanço de 19% em relação às 293 ações registradas na edição anterior.
Entre as principais novidades do Pibic 2024/2025, está a modalidade do Pibic AF, que destina bolsas específicas para alunos ingressantes por meio de ações afirmativas.
A iniciativa busca promover maior inclusão e garantir que os estudantes que entraram na Universidade através dessas políticas tenham a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa científica, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional.
Podem participar dessa modalidade estudantes que ingressaram na Uern através do argumento de inclusão regional, que são egressos de escolas públicas, pretos pardos ou indígenas ou pessoas com deficiência.
Nesta edição, o Pibic AF contará com 28 projetos. Por sua vez, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) contará com 17 ações, enquanto o Pibic-EM (voltado para estudantes do ensino médio) terá 14 projetos.
A expectativa é que os resultados desta edição Pibic se reflitam em publicações científicas de impacto, inovação tecnológica e formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte e do país.