A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemora, no dia 28 de setembro, seus 56 anos de existência. Uma programação especial, com solenidades ao longo do mês, foi organizada para lembrar a data.
O ponto alto da programação é a tradicional Assembleia Universitária, que concede títulos honoríficos e homenagens com a entrega da Medalha da Abolição. Neste ano, a Assembleia será realizada no dia 27 de setembro, às 15h, no Requinte Buffet.
A solenidade será presidida pela magnífica reitora Dra. Cicília Maia, que reforça o convite para toda a comunidade: “É sempre um momento de muita alegria comemorar o aniversário de nossa amada Uern, essa Instituição acolhedora, que transforma vidas e contribui com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Eu e o professor Chico Dantas, nosso vice-reitor, esperamos contar com a presença da comunidade acadêmica, convidados e toda sociedade potiguar”, afirmou a reitora.
Para marcar os 56 anos, a Universidade tem como marca comemorativa o tema “Saber que acolhe”, enfatizando o conhecimento científico de mãos dadas com a sabedoria popular. Outro marco é a comemoração dos 50 anos do Campus de Assú, que deu início à política de expansão da Uern.
Atualmente, a Universidade está presente em seis cidades potiguares – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros – e possui 16 polos de Educação a Distância.
PROGRAMAÇÃO
50 anos Uern Assú
16 a 20 de setembro de 2024
19h • Uern Assú
Culto Evangélico
19 de setembro de 2024
19h30 • Igreja do Nazareno
Missa em Ação de Graças
22 de setembro de 2024
11h • Catedral de Santa Luzia Mossoró/RN
Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
23 de setembro de 2024
14h • Assembleia Legislativa do RN – Natal-RN
Culto aos Orixás
25 de setembro de 2024
16h • Pátio da Faculdade de Educação – Campus Mossoró
Assembleia Universitária
27 de setembro de 2024
15h • Requinte Buffet
TÍTULOS HONORÍFICOS
Doutor Honoris Causa
O título de Doutor Honoris Causa será concedido ao músico Dorgival Dantas. Nascido em 1971, no município potiguar de Olho D’água do Borges, Dorgival Dantas é, atualmente, um dos principais expoentes da cultura nordestina e do tradicional forró brasileiro – ao lado de nomes como Flávio José, Chambinho do Acordeon, Mestrinho, entre outros.
O compositor, poeta e músico potiguar coloca o Rio Grande do Norte em relevância pela qualidade do seu trabalho e pela referência que, ao longo do tempo, tem se tornado para uma nova geração de músicos.
Intérprete, compositor, arranjador, produtor musical, sanfoneiro, o legado de Dorgival Dantas vai além do deixado pela música.
Em abril de 2024, Dorgival foi nomeado embaixador do turismo potiguar, em reconhecimento pelo seu papel de promover a cultura e as belezas naturais do estado.
Professor Honoris Causa
Já o título de Professor Honoris Causa foi para Luiz Katu. Esta é a primeira vez que a Uern irá homenagear com um título honorífico uma personalidade indígena. Luiz Katu possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003). Atualmente é professor da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva e Escola Municipal Indígena Alfredo Lima na aldeia Katu nos Municípios de Goianinha/Canguaretama. Luiz Katu é uma liderança indígena potiguar de forte atuação, e encabeçou a luta pela implantação de uma escola indígena na comunidade de Canguaretama.
A Escola Municipal João Lino da Silva, localizada em Canguaretama, tornou-se a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte, tendo Luiz como o primeiro diretor da instituição, além de ser professor de etno-história. Reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas secretarias municipal e estadual de educação, a escola tornou-se referência estadual no debate sobre implantação de escolas indígenas em outros territórios. Na Uern, por exemplo, o cacique Luiz Katu tem atuado em forte parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD).
Diploma do Mérito Administrativo
O Diploma de Mérito Administrativo foi para a servidora Myrths Flávia Vidal da Costa Wanderley. Natural de Marcelino Vieira, ela iniciou sua jornada na Uern em 1987, quando ingressou como aluna de graduação no curso de Ciências/Matemática, graduando-se em 1993. Cinco anos depois, retornou à Uern como servidor, não mais deixando a instituição desde então, completando mais de 25 anos de serviços prestados a Universidade.
Myrths Flávia Vidal desempenhou funções como secretária da Pró-Reitoria de Administração (Proad), cerimonialista em eventos institucionais; secretária da vice-reitoria e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD); e secretária da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI).
Sua competência e comprometimento não passaram despercebidos, e em 2013 foi convidada para ser secretária dos Conselhos Superiores, posição que ocupa até os dias atuais.
Professora Emérita
Para o título de Professor Emérito, a escolhida foi a professora Marlucia Barros Lopes Cabral. Graduada em Pedagogia pela Uern, e doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),atualmente é professora aposentada da Uern. Atuou no Curso de Graduação em Letras Língua Portuguesa; e no Curso de Pedagogia, no PROFORMAÇÃO, no PARFOR, no PROFLETRAS e em cursos de Especializações. Foi chefe do Departamento de Letras, a época Língua Portuguesa e Língua Inglesa (2007-2011) e Diretora do CAA/UERN, por dois mandatos consecutivos (2014-2021).
Mesmo após sua aposentadoria, permanece membro do grupo de pesquisa PRADILE (Uern) e docente do Profletras, unidade de Assú. Também continua membro do Conselho Administrativo da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education e membro do comitê científico da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE – secção brasileira.
MEDALHA DA ABOLIÇÃO
Maria Zelândia da Silva
Natural de Propriá/SE e reside há mais de 30 anos em Mossoró. É diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), primeira instituição católica para moças em Mossoró, sob a direção da Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição – CONFHIC, conhecidas como Irmãs Franciscanas Portuguesas. Foi fundado em 02 de agosto de 1912. Até a década de 1970, a instituição acolhia somente meninas, sendo o único espaço de acesso à educação formal. O CSCM se destaca como a instituição particular com o maior número de aprovações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para o período letivo de 2023/2024.
Em 2003, Irmã Zelândia recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Mossoroense; em 2013, o Tributo Ana Floriano, da Prefeitura de Mossoró; e em 2022, a Medalha Porcino Costa, da CDL Mossoró.
Laplace Rosado Coelho (In Memoriam)
Nasceu em 02 de agosto de 1935, em Mossoró. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e possui mestrado em Direito Ambiental. Foi promotor de justiça em diversos municípios e atuou durante alguns anos no júri popular. Atuou como secretário de Educação de Mossoró em 1973.
Ingressou na FURRN em 01 de agosto de 1970. De 1976 a 1983, assumiu a presidência da Fundação. Em 17 de junho de 1983, foi nomeado reitor pro tempore pelo então prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. À época, a Universidade passava por dificuldades de falta de recursos. Sua gestão como reitor foi iniciada no dia 12 de julho de 1983 e concluída em agosto de 1985.
Foi professor do curso de Serviço Social e, mais tarde, de Ciências Jurídicas. É autor da obra “O Direito Ambiental e sua interface com os demais ramos”. Entre as principais realizações de quase uma década de dedicação à FURRN, destaque para a criação do Campus de Patu, a criação do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais (que deu origem ao curso de Direito da Uern), a criação do Curso de Ciências Contábeis e Atuariais (que deu origem ao curso de Ciências Contábeis da Uern) e a ampliação do Campus Central, em Mossoró. Faleceu em 12 de maio de 2010, aos 74 anos de idade.
Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Reitor da Uern entre 2013 e 2021. É professor do Departamento de Informática (Faculdade de Ciências Naturais e Exatas – FANAT) desde 01 de abril de 1998. É professor fundador do curso de Ciência da Computação da Uern. Atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern. Foi o primeiro reitor da Uern com o título de doutor.
Na sua gestão como reitor, destaca-se o fortalecimento da Assistência Estudantil com a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a ampliação de vagas no curso de Medicina, ampliação da pós-graduação (criação de 20 programas de pós-graduação stricto sensu), ampliação da Política de Inclusão (criação da Diretoria de Ações Inclusivas, cotas étnico-raciais, cotas para deficientes e nome social), ampliação da EaD, recredenciamento da universidade, criação da UERN TV, construção da biblioteca do Campus Pau dos Ferros, curricularização da Extensão, sede própria do Campus de Caicó, regularização do patrimônio da Uern (incorporação do ACEU, Prédio do Campus de Patu e ambulatórios), captação de Recursos Externos (mais de R$ 60 milhões) e a realização de concurso público em 2016).