O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação da discente Vandeilma Bezerra da Silva, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 07, a partir das 8h, por videoconferência.
“Efeitos do Comportamento da Fase Refletida de Ferrimagnetos e Antiferromagnetos em Estruturas Magneto-Ópticas” é o título do trabalho final da aluna.
A banca examinadora será constituída pelos professores Thomas Dumelow (Uern – orientador e presidente da banca), Vamberto Dias de Mello (Uern – examinador interno), Maria das Graças Dias da Silva (Uern – examinador externo), Francisco Franciné Maia Júnior (Ufersa – examinador externo) e Subênia Karine de Medeiros (Ufersa – examinador externo).
O link para acesso à sala virtual pode ser solicitado pelo e-mail ppg.fisica@uern.br.
Resumo:
Investigamos, através de simulações numéricas, efeitos ópticos associados a não reciprocidade da fase de uma onda eletromagnética refletida de um meio magnético, nas frequências micro-ondas e terahertz. Apesar da refletividade ser essencialmente recíproca em reflexão simples, mostramos como a reflexão de uma estrutura formada por ar, silício e YIG apresenta uma refletividade altamente não recíproca. Também investigamos através do cálculo de curvas de dispersão a excitação de modos guiados numa guia de onda formada por cobre, ar e YIG. Comparamos esses resultados com os obtidos anteriormente para um material antiferromagnético em uma guia de ondas formada por cobre, vácuo e MnF2 na presença de um campo magnético externo em frequências terahertz. Observamos que o fluxo de energia na guia de onda com YIG pode ocorrer na direção oposta à do vetor de onda correspondente, sugerindo a possibilidade de refração negativa nesta guia de onda. Confirmamos usando um modelo tridimensional este fenômeno para algumas configurações. Isso não ocorre na guia de ondas com MnF2. Ambas as guias, com YIG ou MnF2, podem ter a direção de propagação do fluxo de energia do modo guiado sintonizável invertendo o sinal do campo magnético externo. Além disso, verificamos que inserindo um bloco de MnF2 em uma guia de ondas de cobre, vácuo, cobre, podemos bloquear a propagação da luz em uma determinada direção, funcionando como um diodo óptico. A direção de propagação do fluxo de energia no diodo é sintonizável invertendo o sinal do campo magnético externo. Assim, o bloco atua como um diodo óptico reversível.