...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Parceria Brasil-China avança com o programa de Residência em Mecanização da Agricultura Familiar

O fortalecimento da parceria Brasil-China para Mecanização da Agricultura Familiar avançou com o intercâmbio e troca de conhecimento entre os dois países. O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 25 de julho, durante reunião realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), onde foram apresentados os primeiros resultados do projeto de mecanização da agricultura familiar no RN e no Maranhão.

A Uern é uma das instituições parceiras e está diretamente envolvida na implantação de uma residência tecnológica para promover intercâmbio entre estudantes e pesquisadores dos dois países. A reunião contou com a presença de uma comitiva da Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês para China Agricultural University). Participaram pesquisadores, representantes de movimentos sociais, órgãos do Estado – como Sedraf e Emater – além de outras instituições.

A reitora Cicília Maia reforçou a importância dessa troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre as instituições. “Que a gente possa somar forças e fazer com que esse projeto seja exitoso do ponto de vista dos pesquisadores, das nossas instituições e das pessoas que estão atuando diretamente no programa”, comentou a reitora.

A professora Yang Minli agradeceu o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas para o desenvolvimento do projeto. O reitor da instituição chinesa, Zhenghe Song, destacou a felicidade em ver os primeiros maquinários sendo utilizados por famílias de agricultores na região do Vale do Apodi e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do projeto.

Para Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a participação das entidades é muito importante para a consolidação da parceria.

RECEPÇÃO – A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri) da Uern, representada pelos professores Dr. Pedro Adrião e Dr. Jorge Carvalho, participou do acolhimento e recepção dos pesquisadores chineses em Apodi, no período da manhã, e da reunião realizada pela tarde.

Ao longo da manhã, a equipe participou de reunião com a equipe chinesa e também atuou presencialmente em busca de locais para acomodação dos pesquisadores chineses que atuarão em Apodi, RN, para o Centro de Testagem Internacional para Máquinas Agrícolas.

Os professores Dr. Vinicius Claudino de Sá, do Departamento de Administração, e Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, do Departamento de Informática, ambos coordenadores do projeto Brasil-China na Uern, também estiveram presentes.

Leia mais:

Professor da Uern participará de treinamento na China sobre mecanização da agricultura

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support