Uern investe em infraestrutura para recepção de alunos no semestre 2024.2

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está realizando uma série de reformas e obras de ampliação em seus campi para receber os alunos no semestre 2024.2, cujas aulas começam em 13 de agosto. A iniciativa é parte de um esforço contínuo para melhorar as condições físicas da instituição, refletindo a autonomia financeira adquirida pela Universidade no final de 2021.

Entre as principais obras em andamento está a recuperação de blocos de sala de aula no campus central, abrangendo as faculdades de Direito (FAD), Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) e Ciências Exatas e Naturais (Fanat). Esta obra, que envolve a substituição e recuperação da cobertura dos blocos, está orçada em R$ 1.904.806,13 e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2024.

Além disso, a construção de um novo muro e gradil em todo o entorno do Campus Mossoró e de uma guarita elevada está sendo realizada por meio do contrato nº 184/2022, com um investimento de R$ 2.090.125,99. Esta obra também está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2024.

Outro destaque é a construção de vias pavimentadas e calçadas para circulação de pedestres no Campus Mossoró, orçada em R$ 2.189.206,17. As melhorias visam facilitar o deslocamento e garantir a acessibilidade no campus, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2024.

A Uern também está investindo na construção do Centro de Pesquisas Social, Educação e Saúde (CIPESS) no Campus Mossoró. Esta nova estrutura, destinada a atividades multidisciplinares de ensino e pesquisa, tem um valor total de R$ 2.503.684,43 e previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025.

Além das obras em andamento, a Uern planeja iniciar a construção de uma quadra de esportes e cercamento no Campus Pau dos Ferros, com um investimento de R$ 1.757.700,49. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2025.

Sara Barroso, superintendente de Obras e Engenharia, destaca a importância desses investimentos: “A autonomia financeira conferiu à Universidade a capacidade econômico-financeira de realizar a ampliação e modernização da infraestrutura física em todas as suas unidades. A evolução física dos espaços é evidenciada pelas obras de grande porte que vêm sendo realizadas na instituição”.

Investimentos planejados e em execução trarão modernidade aos campi

Desde a implementação da autonomia financeira, a Uern tem avançado gradativamente na melhoria de suas infraestruturas. Entre 2022 e 2024, foram realizadas mais de 25 obras e serviços de engenharia, representando um investimento superior a R$ 5 milhões. Atualmente, estão em andamento cinco contratos que somam R$ 3.439.364,85 em investimentos, totalizando R$ 8.119.201,29 em infraestrutura.

Para além desse valor, a Universidade tem R$ 5.793.732,81 licitados em obras que estão em vias de iniciar. A prioridade dos investimentos tem sido a recuperação e o aperfeiçoamento dos espaços físicos, especialmente salas de aula, espaços de convivência e áreas de uso coletivo.

“A Uern também atuou na liberação de espaços outrora indisponíveis, na promoção da acessibilidade, intervenções de reestruturação e ampliação da infraestrutura elétrica, entre outras reformas estruturantes para as atividades universitárias. Além das melhorias nos espaços existentes, desde 2022, tem-se investido na construção e entrega de novos espaços para a comunidade”, afirmou Sara Barroso.

Para além dos investimentos já realizados, os avanços seguem no sentido do aprimoramento de sua infraestrutura, com a reforma de auditórios, laboratórios e salas de aula.

A reitora Cicília Maia ressalta a importância do planejamento financeiro para a execução dessas melhorias. “É preciso pensar o orçamento com muito planejamento e maturidade institucional para reparar situações históricas, em especial na infraestrutura. A Uern é multicampi, e cada unidade tem seus desafios e particularidades, e tudo isso tem que ser colocado em um planejamento”, declarou.

Obras em Destaque:

• Recuperação de blocos de sala de aula (FAD, FAFIC, FANAT) – R$ 1.904.806,13
  • Construção de cerca e posto de vigilância – R$ 2.090.125,99
  • Construção de vias pavimentadas e circulação de pedestres – R$ 2.189.206,17
  • Centro de Pesquisas Social, Educação e Saúde (CIPESS) – R$ 2.503.684,43
  • Construção de quadra de esportes e cercamento no campus Pau dos Ferros – R$ 1.757.700,49