Graduada em química e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Daniele da Silva Oliveira teve o nome aprovado como bolsista do CNPq para cursar pós-doutorado no Instituto IMDEA-Energía, em Madrid, capital da Espanha.
Com experiência internacional por ter feito doutorado sanduíche (parte na UFRN e parte na Universidade de Poitiers, na França), Daniele vai trabalhar na criação de tecnologias inovadoras para a produção de biocombustíveis avançados a partir de diferentes tipos de biomassa, utilizando zeólitas de alta acessibilidade.
O projeto será supervisionado pelo Professor Dr. David Serrano, diretor do IMDEA-Energía, considerado um dos cientistas mais influentes do mundo. A pesquisa será desenvolvida em parceria Laboratório de Catálise Ambiente e Materiais (LACAM) da UERN, que tem a frente os professores Drs. Vinícius P. S. Caldeira e Anne Gabriella D. Santos. “É importante ressaltar o impacto do progresso nos domínios científico, tecnológico, social e ambiental para a região oeste do Rio Grande do Norte e para a UERN. Isso engloba o desenvolvimento de tecnologias direcionadas à recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais, bem como o fortalecimento da colaboração acadêmica com grupos de pesquisa de instituições estrangeiras (internacionalização)”, frisou.
Daniele afirma que a experiência será fundamental para a formação profissional dela. “A oportunidade de realizar o pós-doc no exterior desempenha um papel fundamental no meu desenvolvimento profissional, oferece a chance de colaborar com pesquisadores líderes em sua área de estudo”, avaliou.