Uern participará do Encontro Estadual das Cátedras para debater planos para refugiados no RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai participar do 1º Encontro Estadual das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do RN. A cátedra é responsável por fazer uma ponte entre a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e centros universitários, em prol do trabalho humanitário com refugiados.

O Encontro será realizado nesta sexta-feira, 21, a partir das 8h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A programação tem como objetivo discutir sobre as ações da CSVM, focando na contribuição das instituições de ensino e do Governo do Rio Grande do Norte no trabalho com refugiados.

Para acrescentar ao debate sobre as ações e planos de cuidado às pessoas em migração, o evento recebe representantes da ACNUR, da Secretaria estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN).

As universidades potiguares já colocaram em prática diversos planos voltados às pessoas refugiadas. A Uern atua na promoção da diversidade e na inclusão dos refugiados através de ações de pesquisa, extensão e ensino, contribuindo para a formulação de políticas públicas eficazes que garantam os direitos e a dignidade das pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio.

A Instituição é membro do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (Ceram) desde sua criação, em dezembro de 2019, e vem atuando na cidade de Mossoró principalmente junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e mais recentemente, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

Desde março deste ano, a Uern passou a integrar, a partir desta quarta-feira (27), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência da ONU para refugiados (ACNUR).

ACNUR

Presente no Brasil desde 2003, a ACNUR colabora com universidades por meio da CSVM, desenvolvendo projetos comunitários com ênfase tanto em educação como em pesquisa e extensão das instituições de ensino superior (IES) parceiras da organização. Ao todo, hoje atuam 40 CSVM em todo o país.

Confira as ações desenvolvidas pela Uern junto aos refugiados:

– Projeto Português para Língua estrangeira;
– Revalidação de Diplomas para migrantes e refugiados;
– Acompanhamento e garantia da Inclusão das crianças Warao na escola Padre Alfredo – Mossoró (NEABI/Uern e Ceram);
– Dia do Migrante (ações de saúde, regulamentação de documentos – NEABI/Uern);
– Distribuição de cestas básicas (Uern pela vida e Natal sem fome);