Nesta sexta-feira (07), a edição de junho/24 do projeto Sexta das Ciências terá como tema “O Curso de Turismo da Uern em Natal e sua cosmovisão socioambiental”, com transmissão, a partir das 16h, pelo canal youtube.com/uernnatal.
O Sexta das Ciências pretende abordar a atuação de todos os cursos da Uern Natal. Turismo será o primeiro, conforme explica o coordenador Prof. Dácio Michel. “O Projeto de Ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências tem como finalidade principal apresentar a realidade do mundo científico-tecnológico ao público alvo e ainda trabalhar implicações com a sociedade. Enfatizo então que todos os cursos da Uern Natal possuem vinculação com essa finalidade e missão do projeto. Sendo assim, começamos essa ação pelo Curso de Turismo e a vocação acadêmica dele, através das ação de ensino, pesquisa e extensão com às questões sócio-ambientais”, justificou.
A exposição terá como palestrantes um dos fundadores do Departamento de Turismo da Uern Natal, Prof. Dr. Antônio Jânio (cientista social e coordenador do projeto Acampatur); a Profa. Dra. Silvana Praxedes (geógrafa, com atuação na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia); Prof. Dr. Antônio Rufino (líder do Grupo de Pesquisa Gestão Organizacional e Pesquisa Quantitativa em Turismo e Coordenador do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão do Enade), e a Profa. Ma. Jarileide Nasi (cientista social, antropóloga e cientista política).
O debate será mediado pela chefe do Departamento de Turismo da Uern Natal, Michele Signoretti, que coordena os projetos Trinus (Agência de Viagens experimental) e Turismo na Rede.
“Minha participação resgatará o vínculo do curso de Turismo com as atividades sócio-ambientais e o compromisso com as futuras gerações”, contou o professor Jânio, que também vai expor sobre o projetode extensão Acampatur, criado por ele, que é o mais longevo do Campus de Natal.
O professor Antônio Rufino falara sobre o NDE do curso e sobre o trabalho de preparação para o Enade, que já rendeu excelentes resultados. Já a professora Jarileide Nasi traçará a cronologia temporal do Campus de Natal, desde quando o espaço era ocupado pela Penitenciária João Chaves, conhecida como Caldeirão do Diabo até os dias atuais, além de uma explicação sobre o Projeto do Jardim Sensorial.