...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

No curso de Ciências Biológicas, início da SeMaBio tem ampla participação

A IV Semana de Meio Ambiente (SeMaBio) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve início nesta terça-feira, 04, no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso). O evento é organizado pelo curso de Ciências Biológicas do Campus Mossoró. A reitora Cicília Maia prestigiou o evento e destacou a importância de discutir sobre sustentabilidade, biodiversidade e a crise climática. O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), prof. José Ronaldo, também participou da abertura do evento.

Pela manhã, houve realização da abertura, do lançamento do livro Guia Florístico do Sítio Arqueológico Mirador e da palestra sobre mudanças climáticas e biodiversidade.

Responsável pelo Guia Florístico, o discente Mateus Lucas contou que o guia consiste numa espécie de mapeamento do local, um sítio arqueológico em Parelhas que, além de muito visita, é tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É um levantamento florístico que nunca tinha sido realizado na área. Então, é estudo pioneiro na região do Seridó”, destacou. Foram 118 espécies de plantas registradas. E o guia pode ser acessado via QR Code e Portal da Uern (aqui).

Na palestra sobre mudança climática e biodiversidade, os professores Robson Filgueira e Ana Luiza, do Departamento de Geografia, explicaram os riscos regionais, nacionais e mundiais dos efeitos da ação do ser humano no meio ambiente.

De acordo com Robson, o aumento das temperaturas do planeta é uma situação que veio para ficar e causa impactos não apenas ambientais, mas geopolíticas. Área antes tomadas pelo gelo no Polo Norte ficarão mais mornas, habitáveis, e esses territórios já são disputados pelas potências globais.

“Nós estamos vivendo esse contexto no Rio Grande do Sul e temos hoje no Congresso projetos com prejuízo ao meio ambiente”, completou a professora Ana Luiza. Ela ressaltou que esses desastres naturais se tornarão cada vez mais recorrentes.

Do lado de fora do auditório da Fasso, alunos e alunas vendiam produtos artesanais para auxiliar no projeto Vem Passarinhar, iniciado no curso de graduação de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN).

A SeMaBio continua durante toda a semana. Vasta, a programação inclui diversas unidades acadêmicas e campi. Confira aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support