Uern integra Cátedra da ONU de apoio a refugiados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) passou a integrar, a partir desta quarta-feira (27), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência da ONU para refugiados (ACNUR), com o objetivo de promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada a população em condição de refúgio.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello possui três linhas de ação: educação, pesquisa e extensão. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática.

A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu durante a Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia, em Natal. Na mesma solenidade, a Uern foi agraciada, através da reitora Cicilia Maia e da professora Eliane Anselmo, diretora de diversidade e ações afirmativas, com a Comenda Hanna Yousef Emile Safieh.

Além da Uern, UFRN, IFRN e o Parque Tecnológico Augusto Severo (Pax) também aderiram à Cátedra.

“A assinatura deste termo de cooperação representa o compromisso das instituições em promover e difundir os princípios do Direito Internacional Humanitário, do Direito Internacional dos Direitos Humanos e, especialmente, do Direito Internacional dos Refugiados. Ao aderir a esta Cátedra, nos comprometemos a desenvolver atividades que visam incorporar a temática do refúgio na nossa agenda acadêmica, reforçando nosso papel como instituição de ensino comprometida com a promoção da justiça social e dos direitos humanos”, explicou a reitora Cicília Maia, que falou na solenidade representando as Instituições de Ensino Superior.

A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.

A Uern já atua na promoção da diversidade e na inclusão dos refugiados através de ações de pesquisa, extensão e ensino, contribuindo para a formulação de políticas públicas eficazes que garantam os direitos e a dignidade das pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio.

A Universidade é membro do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (Ceram) desde sua criação, em dezembro de 2019, e vem atuando na cidade de Mossoró principalmente junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e mais recentemente, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

Confira as ações desenvolvidas pela Uern junto aos refugiados:

– Projeto Português para Língua estrangeira;
– Revalidação de Diplomas para migrantes e refugiados;
– Acompanhamento e garantia da Inclusão das crianças Warao na escola Padre Alfredo – Mossoró (NEABI/Uern e Ceram);
– Dia do Migrante (ações de saúde, regulamentação de documentos – NEABI/Uern);
– Distribuição de cestas básicas (Uern pela vida e Natal sem fome);