...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrandos interagem com comunidade da reserva Ponta do Tubarão

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), visitaram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão. A aula de campo foi para realizar uma análise das características dos quatro ecossistemas presentes no local, e conhecimento enquanto Unidade de Conservação que permite o uso de forma controlada.

O objetivo da atividade proposta pelo professor Marco Escobar, da disciplina Meio Ambiente Sustentabilidade e Interdisciplinaridade, foi promover discussão da sustentabilidade no âmbito local, com base na legislação, tradições e atividades das comunidades tradicionais. Para o professor Ramiro Camacho, que ministra conjuntamente os conteúdos, é preciso sensibilizar os futuros mestres pela UERN para a prática de atividades sustentáveis, com vista à conservação, uso e manejo equilibrado dos recursos naturais.

O professor Rodrigo Guimarães, do curso Gestão Ambiental e também orientador do Mestrado em Geografia, se disponibilizou a participar da atividade e falar sobre suas pesquisas acerca do litoral potiguar. Para Guimarães, “foi importante conhecer a problemática local tendo por laboratório uma área de criação de Unidade de Conservação, com vista a discutir a relação ambiente, sociedade e sustentabilidade, no âmbito local e a necessidade de adoção de práticas voltadas para a sustentabilidade social, ambiental e econômica”.

Conforme a coordenadora do programa Márcia Regina Farias da Silva, a aula de campo para uma reserva de desenvolvimento sustentável “se justifica pela necessidade de se atender aos requisitos de competências e habilidades necessárias à formação do aluno da pós-graduação em Geografia e faz-se necessário conhecer experiências voltadas para o desenvolvimento sustentável”, explicou a coordenadora.

Histórico
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Ponta do Tubarão foi criada através de lei estadual, nos municípios de Macau e Guamaré litoral setentrional. Com quase 13 mil hectares de extensão, a Ponta do Tubarão tem como objetivos resguardar o modo de vida tradicional, assegurar atividades baseadas em sistema sustentável de exploração de recursos naturais, estas desenvolvidas tradicionalmente ao longo de gerações e adaptadas às condições ecológicas locais e que desempenham papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

De acordo com a Lei n.º 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as UCs podem ser de Proteção Integral, garantindo a preservação total da natureza, ou de Uso Sustentável, que permitem seu uso de forma controlada. Nessa direção, o estado do Rio Grande do Norte possui atualmente 238 mil hectares em Unidades Estaduais de Conservação, correspondendo a 4,5% do seu território.

*Texto: Marcos Escobar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support