Em um ambiente intimista, sob uma frondosa árvore, com iluminação menos intensa e a brisa da noite percorrendo os espaços o Grupo de Dança Universitário Mossoroense (Grudum) e o Grupo de Teatro Universitário Mossoroense (Grutum) lançaram ontem, 14, seus novos espetáculos no Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). As atividades integram a programação da Caravana Natalina.
Em “Brincantes”, o Grudum apresentou uma performance corporal tendo como base a cultura popular e algumas de suas danças, em uma relação com a atividade dos artistas populares.
“Quando artistas populares vão apresentar-se dizem que vão brincar. A brincadeira da gente não se limita à infância. Brincantes é uma releitura contemporânea das tradições que se perpetuam no imaginário popular brasileiro”, explica a sinopse do espetáculo, que tem direção de Renata Soraya e conta com Ana Valéria Cibulski, Bruna Medeiros, Camilla Medeiros, Hozana na Terra, Karine Cortez e Vanessa Emilly no elenco.
“No fundo do poço”, do Grutum, foi construído a partir do texto “Com os bolsos cheios de Pão”, do romeno Matéi Visniec, mas com o objetivo de falar sobre temas que afetam a vida do mossoroense e do potiguar, sem perder o caráter universal.
O espetáculo é um convite ao teatro, tendo como elemento mais importante o contato do ator e do público. Trata-se de um mergulho profundo nas relações construídas neste tempo pós-pandemia e de forte influência das redes sociais. A direção é de Dionízio do Apodi. O elenco conta com Cumpadi Caboco, Pedro Carlos, Ramires Shweysi e Renata Soraya. Colaboração artística de Álex Martins.
“Os dois grupos fazem parte dessa estratégia da Pró-Reitoria de Extensão, que leva cultura e arte não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade externa. É tanto que os dois grupos atuam não somente nas montagens dos espetáculos, mas em projetos que a Uern tem em parceria com projetos sociais”, explica o titular da Proex, professor Esdras Marchezan.
A reitora Cicília Maia enalteceu que a Universidade é de cada um dos potiguares.
“Eu quero dizer que essa Universidade é de cada um de vocês. Pra gente isso é muito significativo porque a cada dia a gente compreende ainda mais a nossa missão enquanto Universidade do Estado. Nossa missão é atuar no desenvolvimento regional, desenvolvimento local e não tem como a gente falar de educação sem falar de arte, sem falar de cultura, sem falar de música. Ressalto a importância desse entrelaçamento de educação, arte, cultura, música para que a gente possa formar um cidadão mais adequado para o mundo contemporâneo”, destacou a reitora.
O artista Dionízio do Apodi agradeceu e ressaltou a importância da participação do público nos dois espetáculos apresentados.
“Depois da pandemia, a gente ficou achando que o teatro é uma câmera ligada e a gente gravando, e teatro não é isso, teatro só existe nisso aqui, as pessoas fazendo, ao mesmo tempo que estão fazendo aí, vocês assistindo, gera uma comunhão que é esse instante, sem máquina, sem essa tecnologia, que é o teatro. Teatro é isso. Não dá para fazer teatro na televisão, numa câmera. Filmou é outra coisa, fixou a câmera é outra coisa. Teatro é isso aqui que a gente sentiu e que a gente foi tão feliz”, salientou.
Caravana Natalina
A programação se encerra nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16, com a apresentação do “Auto de Natal: a reinvenção do mundo”, no Complexo Cultural da Uern, na Zona Norte de Natal, a partir das 19h, com entrada gratuita.