...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Redução de Assimetrias na Pós-graduação aprova quatro programas da Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve quatro projetos aprovados no Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (Prapg), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A iniciativa é dirigida a programas de pós-graduação stricto sensu que obtiveram nota três nos três últimos ciclos avaliativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos anos de 2013, 2017 e 2021.

Tiveram propostas aprovadas os programas de Pós-graduação em Ciência da Computação, Saúde e Sociedade, Educação e Ciências Sociais e Humanas.

O Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação busca consolidar a trajetória de excelência, enriquecendo a base de conhecimento científico, tecnológico e promovendo a melhoria contínua da educação superior no país.

O objetivo do programa do governo federal é reduzir as assimetrias de qualidade na pós-graduação por meio da formação de recursos humanos de alto nível, qualificação do corpo docente das instituições de ensino superior, melhoria da infraestrutura acadêmico-científica da pós-graduação e do aproveitamento das vocações e potencialidades dos programas.

Os Programas de Pós-graduação da Uern, aprovados no Prapg, deverão receber recursos de custeio e capital, assim como bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante sênior, professor visitante júnior e professor visitante estrangeiro. Esse aporte financeiro tem como foco o fomento de pesquisas e práticas pedagógicas na gestão dos processos educativos, formação de professores, currículo, cultura, diversidade e inclusão.

De acordo com o coordenador do PPgCC, Sebastião Alves, para concorrer, cada PPG precisou realizar uma autoreflexão para fortalecer e melhorar seu planejamento estratégico e sua autoavaliação, bem como prospectar parcerias nacionais e internacionais que possam contribuir nos pontos em que não teve um conceito bom na avaliação quadrienal. “Foi com satisfação que recebemos o resultado em que o projeto do PPgCC foi aprovado com nota máxima”, declara.

“O projeto aprovado no Pragp foi elaborado de forma coletiva, principalmente, com a participação, dos docentes Allan Solano Souza e Júlio Ribeiro Soares, coordenadores do Programa, as professoras Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros, Dra. Ciclene Alves da Silva, Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Dra. Sara Rafaela Machado de Amorim, Dra. Francisca Maria Gomes Cabral Soares, e a professora e Diretora da Faculdade de Educação Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira. A aprovação desse projeto representa uma grande conquista para o Poseduc, porque não dizer à UERN, pois ampliamos a possibilidade de consolidar a Pós-graduação em nossa Universidade”, destaca o coordenador do Poseduc, Allan Solano.

Para Ivana Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade, o recursos do Prapg são de suma importância para reduzir as assimetrias dos Programas de Pós-graduação, sobretudo a assimetria regional, a fim de garantir a consolidação dos programas e estes posam melhorarem suas notas na avaliação quadrienal da Capes e ampliarem suas ações e produção científica qualificada.

A coordenadora do PPGCISH, Karla Christine Araújo, o Prapg visa contribuir na melhoria do conceito do programa junto à agência reguladora externa por meio de estratégias autônomas de planejamento e consolidação das ações que caracterizam o PPGCISH enquanto programa interdisciplinar e de impacto econômico, social e cultural relevantes na região semiárida brasileira, especificamente na porção oeste do Estado do Rio Grande do Norte e regiões circunvizinhas, além da ampliação de suas parcerias nacionais e internacionais.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support