...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza colação de grau no campus de Patu

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite desta quinta-feira (22), a colação de grau de 31 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Letras e Matemática do Campus Avançado de Patu.

Ao longo da cerimônia, que teve espaço no auditório do campus, alguns estudantes não conseguiram conter as lágrimas diante da emoção de concluírem o curso ao qual se dedicaram.

“A gente percebe os graduandos muito emocionados, senti alguns tremendo de emoção quando os abracei. Isso faz passar um filme na nossa cabeça. A gente lembra de todas as emoções, de alegria, de sofrimento, que a gente também já viveu. E isso lembra o quanto a UERN representa pro interior do Estado”, relatou a vice-reitora da universidade, Fátima Raquel Rosado, durante discurso na solenidade.

A professora narrou parte de sua própria trajetória e relação com a universidade e destacou o papel transformador da instituição. “Eu me vejo na pele de muitos de vocês aqui. Sou filha de mãe analfabeta e hoje sou motivo de orgulho para ela. E agradeço à UERN por isso”, afirmou.

Fátima Raquel salientou ainda que a universidade tem enfrentado um período delicado, mas que os estudantes, técnicos, professores e todos que de alguma forma têm uma relação com a universidade devem se lembrar de defendê-la e valorizá-la, como forma de preservar o papel exercido pela UERN no estado.

“A educação nunca foi um custo. É um investimento, que faz uma sociedade rica em conhecimento. E a UERN vai longe. Basta que vocês abracem essa causa”, sintetizou.

Incentivo e superação

Uma das graduandas que mais se emocionou durante a colação de grau, Anamaria Tavares não conteve o choro logo após receber o diploma.

O principal motivo, revelou, foi a lembrança da avó, que faleceu exatamente dois anos atrás. “Ela me criou e sempre me incentivou muito a fazer uma faculdade”, contou a graduada do curso de Letras.

Outra razão para estar comovida, complementou, foi a superação dos obstáculos enfrentados ao longo da graduação. “Mas essa emoção faz com que a gente não desista, que fique mais estimulado para enfrentar os desafios, para formar cidadãos”, destacou, acrescentando que já pretende voltar à UERN através da pós-graduação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support