...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e Funcitern conseguem fomento de mais de R$ 485 mil nos campi Mossoró e Natal

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (Funcitern), teve dois projetos aprovados na chamada pública do programa “Praças da ciência em museus e centros de ciência e tecnologia e espaços científicos culturais”, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os projetos contemplados foram: Corredor da Ciência: um espaço para ver, sentir, interagir e transformar, do Campus Mossoró, e o Complexo da Ciência da Zona Norte, do Campus Natal. Além disso, o de Mossoró teve a terceira maior média nacional e a melhor média entre as instituições estaduais. Juntos, os investimentos somarão mais de R$ 485 mil.

De acordo com o portal da Finep, a chamada “objetiva conceder recursos não reembolsáveis a instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para apoiar projetos que promovam a implantação de Praças da Ciência em municípios de todas as regiões do Brasil por intermédio de projetos acessíveis de baixo custo voltados para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência, incentivando a formação de Parcerias Público Privadas, criando espaços lúdicos e interativos que explorem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania”.

“A presente proposta busca popularizar a ciência, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, visando promover e incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa para desenvolver a curiosidade de crianças e adolescentes. Será desenvolvida com a participação dos seguintes departamentos: Geografia, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Estatística, e Química”, explicou a professora Danielle Peretti, coordenadora do projeto de Mossoró.

Por sua vez, o que será instalado em Natal, informa a professora Ana Lucia Dantas, coordenadora do projeto de Natal, “possui diversos ambientes formativos e destinados a atividades artístico-culturais, como sala de dança, anfiteatro, laboratório de informática e salas para cursos e outras atividades”, para contribuir para o desenvolvimento da Zona Norte.

As Praças da Ciência são voltadas para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência e doenças raras, de forma a contemplar todas as diferentes classes sociais, nas cidades brasileiras, estando alinhadas com as políticas públicas de projetos acessíveis de baixo custo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support