...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assembleia Universitária celebra aniversário de 55 anos da Uern

Em um momento de festa e celebração, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, a Assembleia Universitária, o ponto ápice da programação comemorativa dos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A solenidade ocorreu no Teatro Dix-huit Rosado.

Representantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral foram recepcionados com a apresentação da Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti, da cidade de Pau dos Ferros, que tem como Maestro o professor Leandro Fernandes Oliveira. A apresentação envolveu todo o público da Assembleia Universitária com um eclético repertório.

Vinculada à Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), a Orquestra apresentou obras de Luiz Gonzaga, Francesco Sartori, Pérez Prado, Chuck Rio, Kansas, Europe e Odair José. Haverá ainda solos de Kelvy Guilherme (por trompete) e Moisés Fernandes (por voz). Participam cerca de 40 pessoas, entre músicos, musicistas e artistas, que foram aplaudidos de pé pelo público presente.

Logo após, a atriz Tony Silva, uma das homenageadas da Assembleia Universitária, interpretou de forma singular o hino nacional brasileiro, marcando o início oficial da cerimônia de aniversário da Uern. Em seguida, foi lançada a versão virtual da revista comemorativa dos 55 anos da Instituição.

A celebração contou ainda com a apresentação do vídeo institucional “A Uern também é sua”, que mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas. Durante a solenidade, foi assinado o documento do Conselho Estadual de Educação que homologa o recredenciamento institucional da Uern.  O documento é válido por oito anos.

A Uern também prestou homenagens a personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.

As medalhas foram entregues a professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997; professor Felipe Caetano (in memoriam), pró-reitor de extensão em três gestões e idealizador do Festuern; e a empresária Zilene Medeiros, diretora geral da TCM Telecom.

Já os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido à Helena Bonciani Nader; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Sara Cristina do Couto Silva, que atua na Faculdade de Educação (FE); Título de Professor Emérito para a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, pesquisadora, com importantes trabalhos na área de educação inclusiva; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido à atriz e professora Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva), que tem forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró.

A Assembleia Universitária marca as comemorações do aniversário da Uern. Em mais de meio século de história, a Uern tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN e se consolidado como espaço de transformação social.

Autoridades prestigiam assembleia universitária

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo Estadual e Municipal, órgãos, entidades e instituições de Mossoró prestigiaram a celebração dos 55 anos da Uern. Na fala de todas as autoridades que estiveram no Teatro Dix-huit Rosado, o ponto em comum foi o relevante papel que a Uern desempenha para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra destacou que este um momento muito importante para a Universidade. “Estamos celebrando 55 anos da Uern em meio a muitas conquistas, como o fim da lista tríplice, a sua autonomia plena, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. E temos certeza que vamos celebrar outras novas conquistas. Vida longa à Uern”, declarou.

O prefeito Allyson Bezerra também enfatizou a importância da Universidade. “Temos em nossa gestão, vários professores e técnicos-administrativos da Uern, que contribuem com toda a sua capacidade técnica”, declara. Ele ressaltou ainda a parceria que a Uern na execução de diversas ação, como por exemplo o Programa Jovens do Futuro. “Só temos a parabenizar a Uern, por tudo que ela é e tudo que ela representa”, frisa.

Para a deputada estadual Isolda Dantas, a Uern é uma das mais importantes instituições do Estado. “A Uern é uma máquina realização de sonhos e transformação de vidas. Transformou a minha vida e vem transformando a vida de milhares de pessoas, principalmente da classe trabalhadora. Mais de 80% dos estudantes da Uern são oriundos de escola pública. Isso reforça a importância da Instituição para o Estado”, declara.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o vereador Laurence Amorim, ressaltou que a Uern é uma importante parceira para o desenvolvimento da região. “Sempre apoiamos as lutas da Uern por entender que o fortalecimento da Universidade é de suma importância para o Estado”.

De acordo com o diretor da Faculdade Católica de Mossoró, Padre Charles, celebrar a Uern é celebrar umas das mais importantes instituições do Estado. “A Uern promove uma verdadeira transformação através da educação. E somente através da educação é que temos a inclusão verdadeira e a oportunidade de um futuro melhor”, frisa.

Fotos: Bruno Soares/Uern

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support