A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) publicou alteração no Edital nº 135/2023 – PROEG, que trata da reabertura do processo de inscrição para a função de professores(as) preceptores(as) do Programa Residência Pedagógica 2022/2024, previsto na Portaria Capes nº 82/2022 e pelo Edital Capes nº 24/2022.
Houve correção no item do envio de documentos do subprojeto de Língua Inglesa do Núcleo Mossoró. Além disso, considerando que esse subprojeto conseguiu implementar a totalidade das cotas concedidas pela Capes, este núcleo não será cancelado e, portanto, será continuada sua participação no certame, ao contrário do que foi anteriormente divulgado.
São duas vagas para bolsistas, não cinco como anteriormente divulgado, e cadastros de reserva ilimitados. Além disso, o período de inscrições agora se encerra em 3 de julho, não mais 23 de junho. Com isso, as datas posteriores foram todas postergadas, com a divulgação da homologação das inscrições em 5 de julho e divulgação do resultado final em 11 de julho. A análise das cartas de intenção e dos currículos ficou para 12 a 14 de julho, resultado parcial em 18 de julho e o resultado final até 21 de julho.
Foram alteados ainda os e-mails do subprojeto de História do Campus Mossoró e de Pedagogia do Campus de Assú.
São requisitos cumulativos mínimos para participação e recebimento de bolsa na função de preceptor:
I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto;
II – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
III – ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;
IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP; e
V – Não possuir parentesco com a coordenação institucional ou com docentes orientadores.
O valor mensal da bolsa é de R$ 1.100,00, custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está definida para um período máximo de até dez meses, com vigência a partir do início das atividades.
O Programa Residência Pedagógica é vinculado à Capes, e tem por finalidade fomentar projetos institucionais, dentre os quais o Residência Pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Confira o edital.