No Campus Assú, Samba destaca Nupics e pautas de auxílio estudantil

Com apresentação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) e dos editais de auxílio estudantil, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Assú acolheu, na manhã desta quarta-feira, 10, os alunos novatos e veteranos dos cursos de licenciatura em Geografia para o semestre letivo 2023.1. A iniciativa faz parte da programação do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), realizado simultaneamente em todos os campi da Uern.

O professor Raimundo Inácio da Silva Filho, diretor do Campus, destacou da importância da Uern no interior, especialmente na região do sertão nordestino, lembrando a importância de iniciativas educacionais, como a do educador Paulo Freire, em Angicos. “Estou aqui há 23 anos e a Uern tem uma importância única, singular, que nenhuma outra instituição tem no Nordeste, quiçá no Brasil, que é formar professores na região semiárida. Quando esta Universidade foi criada, no início dos anos 1970, nós estávamos à beira de quase 80% de analfabetismo”, disse.

Representando o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), Diego Dantas, discente do 5º período do curso de Geografia, discursou no sentido de aconselhar os seus pares a aproveitar as oportunidades oferecidas pela Uern durante o curso. “Aproveitem cada instante deste espaço público, gratuito e de qualidade”.

“Fiquei aqui olhando e pensando como é bom iniciar ciclos. Nós iniciamos há poucos dias mais um semestre e eu gostaria de desejar as boas-vindas aos veteranos e aos novatos. Existe um mundo esperando por nós. É um novo semestre e um novo momento de oportunidades, não percam nenhuma delas”, disse a professora Isabel Amaral, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O técnico-administrativo Daniel Morais, chefe do Setor de Estágio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), aproveitou o espaço para esclarecer os programas de incentivo à permanência, como o auxílio-creche, o auxílio inclusão digital, o Programa de Moradia Universitária, o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), entre outros, além dos serviços de atendimento biopsicossocial.

Vice-diretora do Campus Assú, a professora Guianezza Meire agradeceu “a parceria que vocês estabelecem com a direção do Campus. É muito bom estar fazendo parte de uma gestão que é partilhada. Nós somos incansáveis quando a pauta é o estudante”.

O professor Alberto de Lima, representante da Diretoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (Daint), registrou que o setor está aberto para desenvolver a internacionalização da Uern. “Nós temos tido alguns intercâmbios, e a ideia é que nós vamos crescer”.

“O Nupics tem um grupo grande, com cerca de 15 pessoas, que envolvem professoras, técnicos e bolsistas do Campus. O Núcleo vem para estabelecer maiores cuidados com a saúde, principalmente no contexto da pós-pandemia”, apresentou professora Zenis Freire, de Geografia, membro do Nupics em Assú.

Alunos e alunas presentes no Samba destacaram o fato de poderem estudar numa universidade pública, gratuita e de qualidade no interior. “Eu não tinha quase nenhuma perspectiva de futuro se não fosse a Uern aqui em Assú”, destacou a aluna Saionara Siqueira, do 5º período de Geografia.

Durante o Samba em Assú, houve dinâmicas integrativas, com sorteio de brindes.