Uern sedia Oficina sobre a Política Migratória em Rede em Mossoró

A Uern foi uma das apoiadoras da Oficina sobre a Política Migratória em Rede, realizada na manhã desta segunda-feira (27), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), com a participação da Organização Internacional para as Migrações (OIM ONU Migração Brasil), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as migrações.

A capacitação foi realizada com apoio do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram) e da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Diaad/Uern), e reuniu servidores da área de Assistência Social de Mossoró, profissionais da educação do Estado e membros de aldeias indígenas que devem gerenciar um novo abrigo dos Warao na cidade.

Desde 2020, a Universidade integra o Comitê, realizando ações junto aos refugiados no Rio Grande do Norte, principalmente os indígenas Waraó, em Mossoró. Um dos temas discutidos foi a criação da politica de imigração de Mossoró e o acolhimento aos refugiados no município.

A reitora da Uern, Cicilia Maia, participou a abertura dos trabalhos, reforçando a participação da Uern nesta temática. “A gente precisa trabalhar na formação e no acolhimento dessas pessoas que têm uma cultura diferente da nossa, e que chegam aqui nas condições mais adversas possíveis”, ressaltou a reitora, destacando a criação da Diretoria de Políticas Afirmativas e Diversidades na Uern foi fruto do trabalho realizado junto ao Ceram. “A Universidade precisa ser uma porta aberta para os grupos mais invisibilizados”.

O presidente do Ceram, Thales Dantas, destacou o papel fundamental que a Uern tem desempenhado nas discussões e ações realizadas pelo Ceram junto aos refugiados, apátridas e migrantes. “A Uern é uma universidade para as pessoas, para os estudantes, para os profissionais que trabalham e para o Rio Grande do Norte. Acima de tudo, esse encontro de hoje mostra esse compromisso que é para o povo do Rio Grande do Norte e para aqueles que vêm, como é o caso dos refugiados, que também têm seu espaço junto à Uern”.

O secretário municipal de assistência social, Erison Torres, participou da capacitação e reafirmou o compromisso do município em ampliar o diálogo para o acolhimento dos refugiados. “A Secretaria Municipal de Assistência Social agradece a parceria. Estamos à disposição para resgatar todo o diálogo com a questão dos refugiados”.

Participaram da capacitação as representantes Kátia Souza (SETHAS/CERAM) e Edjane Santana (OIM/ACNUR) e a professora Eliane Anselmo da Silva, diretora da Diaad/Uern.

Após a oficina, foi realizada uma reunião na sede da Diaad/Uern para tratar da cooperação e acolhimento dos refugiados, apátridas e migrantes no município. Participaram o presidente do Ceram, o secretário de assistência social do município, representantes Kátia Souza (SETHAS/CERAM) e Edjane Santana (OIM/ACNUR) e a professora Eliane Anselmo da Silva, diretora da Diaad/Uern.