Reitoria

De acordo com o Regimento, a Reitoria é o órgão executivo superior da estrutura organizacional da UERN, ao qual compete cumprir e fazer cumprir a legislação vigente, e bem assim decisões emanadas dos Colegiados Superiores da Universidade. Também compete à Reitoria coordenar a execução política, o planejamento e demais atividades universitárias.

A estrutura administrativa da Reitoria é composta pelo Gabinete do Reitor, Gabinete do Vice-Reitor, Comissão de Controle Interno, Ouvidoria, Pró-Reitorias, Diretorias Acadêmicas e Administrativas, e Departamentos Acadêmicos.

As Pró-Reitorias são: Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Extensão.

À Reitoria estão, ainda, vinculadas as seguintes Diretorias: Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas, Diretoria de Educação à Distância, Diretoria de Informatização, Sistema Integrado de Bibliotecas, Diretorias Acadêmicas e dos campi.

GABINETE DO REITOR

O Gabinete do Reitor, órgão de apoio, tem por competências assistir o Reitor e o Vice-Reitor em suas funções e atribuições, coordenar o fluxo de informações da Reitoria, coordenar os despachos do Reitor; articular as relações entre o Reitor e os Órgãos Colegiados Superiores; articular as relações entre o Reitor e demais representações da sociedade; e desempenhar quaisquer tarefas, encargos ou atribuições determinadas pelo Reitor, com vista à regularidade e à eficácia dos serviços sob sua responsabilidade.

A estrutura administrativa do Gabinete é composta dos seguintes setores: Chefia de Gabinete; Assessorias Técnicas; Comissões Permanentes; Agência de Comunicação, Cerimonial; Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores; e Secretaria Administrativa.

ORGANOGRAMA


Resolução 05/2015 do Conselho Diretor, que aprova o Organograma.

Reitor da UERN
Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Nascido em Mossoró (RN), o professor Pedro Fernandes é graduado em Ciência da Computação, mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação – Desenvolvimento de software).

Ingressou na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em abril de 1998, tendo participado da elaboração do bacharelado em Ciência da Computação e do mestrado em Ciência da Computação. Foi chefe do epartamento de Pós-Graduação da PROPEG, e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Vice-coordenador do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Regional Nordeste); Membro do Diretório Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e Membro da Diretoria Executiva Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.

O professor Pedro Fernandes também participou dos colegiados da UERN – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE; Conselho Universitário – CONSUNI; Comissão Permanente de Pós-Graduação – CPPG; Comissão Permanente de Pesquisa – CPP e foi, ainda, Membro Titular do Conselho Estadual de Ciência e Tenologia – CONECIT.

É autor de capítulos de livros: Tradutor de Libras: Extração de Características em Dispositivos Móveis; Mobile Technologies Applied to Hospital Automation. Mobile Computing; A Formal Verification and Validation Approach for Real-Time Databases (republicado); Autor de artigos científicos publicados em revistas/eventos nacionais e internacionais;

Na Uern, teve participação em bancas de concurso público, com destaque para o concurso de Professor Titular realizado em 2010.

Com mandato que vai de 2013 a 2017, o reitor Pedro Fernandes elegeu a autonomia plena da instituição como o principal foco de sua gestão. E para isso, conclama a comunidade acadêmica, classes política e empresarial e sociedade civil ao diálogo para a concretização do novo projeto de universidade.

Discurso – Dr. Pedro Fernandes – Assembleia 45 anos da UERN

Discurso – Dr. Pedro Fernandes – Assembleia 46 anos da UERN

Discurso – Dr. Pedro Fernandes – Assembleia 47 anos da UERN

Discurso – Dr. Pedro Fernandes – Assembleia 48 anos da UERN

Vice-Reitor
Prof. Aldo Gondim Fernandes

Nascido em Campo Grande (RN), o professor Aldo Gondim é graduado em Educação Física e especialista em “Gestão Universitária” e “Lazer e Recreação”.

Ingressou na UERN em março de 1987, quando participou do processo de reconhecimento docurso de Educação Física.

Foi chefe do Departamento de Educação Física por dois mandatos e cumpriu dois mandatos como Diretor da Faculdade de Educação Física da UERN, tendo sido também o Coordenador do Fórum de Diretores da instituição.